Minicurso de App Inventor é realizado no Câmpus Irati para alunos do Câmpus União da Vitória – Campus Irati

Aplicativos

No dia 28 de maio, durante visita ao Câmpus Irati, foi realizado um minicurso de App Inventor para alunos da 1ª série do Curso Técnico Integrado em Informática do Câmpus União da Vitória. Além do minicurso, os alunos prestigiaram a etapa local da II Olimpíada de Robótica do IFPR.

No minicurso, ministrado pelo professor de matemática Rodrigo Duda, os alunos aprenderam programação visual de aplicativos utilizando conceitos de Matemática e Lógica e Linguagem de Programação. Alunos do Câmpus Irati, que participaram de projetos em 2014 relacionados ao App Inventor com o professor Rodrigo auxiliaram durante todo o minicurso.

O Professor Rodrigo destaca que o App Inventor é uma ferramenta de desenvolvimento de aplicativos online atualmente gerenciada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Com ele é possível desenvolver aplicativos para dispositivos móveis que operam com o sistema Android por meio de programação visual, na qual os comandos dos elementos que compõe o aplicativo são estruturados pela justaposição de blocos lógicos (programação visual). Essa ferramenta foi criada com o intuito de democratizar e popularizar o desenvolvimento de aplicativos, e mundialmente tem tido destaque não só na área de educação, mas também em ideias empreendedoras, principalmente entre jovens.

Ele ressalta que para usar o App Inventor não há necessidade de conhecimento prévio sobre linguagem de programação. Basta que o usuário tenha noções básicas de lógica. Essa caraterística permite que o professor possa explorar diferentes assuntos em sala de aula, concomitantemente com o processo de ensino-aprendizagem de determinados conteúdos.

“O minicurso realizado na semana passada contemplou o uso de linguagem algébrica para modelar problemas e a aplicação da matemática escolar na área tecnológica. É gratificante ver os alunos estudando matemática e desenvolvendo a criatividade nesse tipo de atividade”, diz.

Minicurso de App Inventor