Minicurso sobre App Inventor é realizado para alunos do curso de Agroecologia – Campus Irati

Agroecologia

Minicurso sobre App Inventor é realizado para alunos do curso de Agroecologia

O minicurso “Introdução ao App Inventor”, realizado no mês de junho para alunos do Curso Técnico Integrado em Informática, agora é realizado para os alunos do Curso Técnico Integrado em Agroecologia. O minicurso sobre o desenvolvimento de aplicativos para Android é ministrado pelo professor Rodrigo Duda e ocorre entre os dias 10 e 19 de agosto, em seis encontros, apesar da greve. O professor justifica que a não realização causaria prejuízos institucionais.

A ação visa preparar os alunos do Câmpus Irati para a Maratona de Aplicativos FIAP-Google 2015, na qual alunos do ensino médio são desafiados a desenvolver aplicativos usando o App Inventor – ferramenta de desenvolvimento de aplicativos online – atualmente gerenciada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts)

O professor destaca que “mesmo não sendo área afim do curso de Agroecologia, pelo fato de ser utilizada a programação visual no desenvolvimento dos aplicativos, fica fácil o entendimento”. Por se tratar do uso de programação visual, não há necessidade de conhecimentos prévios sobre linguagem de programação. Os alunos de Agroecologia contam, inclusive, com uma ajuda especial: alunos de informática que participaram do primeiro treinamento atuarão como monitores, auxiliando-os na estruturação dos aplicativos.

O professor ressalta que em 2014, o IFPR Câmpus Irati teve apenas uma equipe na competição (que chegou à final da maratona), mas para este ano espera-se pelo menos seis equipes. O resultado conquistado em 2014 motivou os demais alunos a participar na edição de 2015.  “O IFPR Câmpus Irati é a única instituição pública na região que fortalece a divulgação do App Inventor e da maratona e prepara os alunos do ensino médio para isso”, destaca o professor Rodrigo.

A Maratona de Aplicativos FIAP-Google 2015 foi oficialmente lançada no dia 03 de agosto. O desafio da edição atual é o desenvolvimento de aplicativos que contribuam para a melhoria da educação no país. A final da maratona ocorrerá no mês de novembro, na sede da Google, em São Paulo.

Para mais informações, acesse: https://www.maratonadeaplicativos.com.br/