Projeto Ciência na Escola lança e-book de propostas pedagógicas nas áreas de Ciências e Química – Campus Irati

Licenciatura em Química

Confira o e-book Sequências didáticas para o Ensino de Ciências e Química: em busca de uma alfabetização científica e tecnológica.

O livro foi organizado pelas servidoras do IFPR – Campus Irati, Juliana Pinto Viecheneski e Viviane Paula Martini, através do Projeto Ciência na Escola.

A obra é fruto da pesquisa intitulada: “Construção e manutenção de práticas pedagógicas de ciências com enfoque CTS em escolas com baixo IDEB na Região de Irati – PR”, desenvolvida com professores de Ciências e acadêmicos do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal do Paraná – Campus Irati (IFPR).

Segundo as autoras, a pesquisa, aprovada e subsidiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), “teve como objetivo desenvolver um espaço participativo e criativo de formação para a área de Ciências, voltado ao aprimoramento das práticas pedagógicas e à promoção da alfabetização científica e tecnológica (ACT) nas escolas da educação básica do município de Irati e região”. E isso foi possível através do Projeto Ciência na Escola.

“Como um dos produtos deste trabalho foi produzido um e-book. A obra apresenta propostas pedagógicas delineadas na direção de um ensino de Ciências e de Química mais crítico e reflexivo quanto às dimensões sociais da ciência e da tecnologia. Espera-se que as sugestões apresentadas sirvam de objeto de discussão e de ideias para o trabalho pedagógico e/ou para a criação de novas propostas de ensino, adequadas à realidade de cada escola, em busca de uma alfabetização científica e tecnológica”, citaram as autoras.

Segue o link para download GRATUITO da obra: