15 Anos dos Institutos Federais – Campus Ivaiporã

15 Anos dos Institutos Federais

A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) trouxe uma nova concepção para o sistema de ensino federal. Nesse contexto, surgiram os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), um novo padrão de instituição.

Essas instituições têm a obrigação de destinar 50% de suas vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio e 20% para licenciaturas, formando professores para a educação básica, especialmente nas áreas de ciências e matemática.

Com essa história de transformação, os Institutos Federais reafirmam seu compromisso em impulsionar a educação profissional e tecnológica no Brasil, preparando cidadãos competentes e inovadores para o mundo contemporâneo.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é especializado na oferta gratuita de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino. Atualmente, possui 20 campi; seis campi avançado e três centros de referência, totalizando 31 unidades que desenvolvem ações relacionadas ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação em todas as mesorregiões do Paraná.

Dentre os Campi, destaca-se o IFPR Campus Ivaiporã que iniciou suas atividades em 2010 e possui atualmente 3 cursos superiores, 3 cursos técnicos, cursos de formação inicial e continuada bem como autorização para o início do primeiro curso de pós-graduação (especialização) no ano de 2024. São cursos gratuitos em andamento: superiores em Bacharelado em Engenharia Agronômica, Bacharelado em Sistemas de Informação e Licenciatura em Física; cursos médios integrados em Agroecologia, Eletrotécnica e Informática.

Mais informações na página sobre os 15 anos dos Institutos Federais.