Aproveitamento de Estudos Anteriores – Campus Ivaiporã
Aproveitamento de Estudos Anteriores

Aproveitamento de Estudos Anteriores

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O aproveitamento de estudos anteriores segue as normas estabelecidas pela Resolução nº55 de 21 de Dezembro de 2011. 

Regras para o aproveitamento:

Art. 81. O aproveitamento de estudos anteriores compreende o processo de aproveitamento de componentes curriculares ou etapas (séries, módulos, blocos) cursadas com êxito em outro curso.

Art. 82. Nos cursos de Graduação, o aproveitamento de ensino compreende a possibilidade de aproveitamento de disciplinas cursadas em outro curso de ensino superior, quando solicitado pelo aluno.

Art.83. O pedido de aproveitamento de estudos deve ser avaliado por Comissão de Análise composta de professores da área de conhecimento, seguindo os seguintes critérios:

I – correspondência entre a instituição de origem e o IFPR em relação às ementas, ao conteúdo programático e à carga horária cursados. A carga horária cursada não deverá ser inferior a 75% daquela indicada na disciplina do curso do IFPR;

II – além da correspondência entre as disciplinas, o processo de aproveitamento de estudos poderá envolver avaliação teórica e/ou prática acerca do conhecimento a ser aproveitado.

Art. 84. O pedido de aproveitamento de estudos deve ser protocolado na Secretaria Acadêmica do Câmpus, por meio de formulário próprio, acompanhado de histórico escolar completo e atualizado da instituição de origem, da ementa e do programa do componente curricular, autenticados pela Instituição de ensino credenciada pelo MEC.

§ 1º Os pedidos de aproveitamento de estudos devem ser feitos no prazo estabelecido pelo Calendário Acadêmico.

§ 2º Os estudantes de cursos na modalidade de educação a distância devem entregar o pedido de aproveitamento de estudos ao tutor do Polo onde se realiza o curso, seguindo os mesmos prazos estabelecidos no parágrafo acima. O tutor deve encaminhar por via postal o pedido para a coordenação do curso correspondente.

§ 3º A Secretaria Acadêmica do Câmpus deve encaminhar os processos de aproveitamento de estudos à Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus em até dois (02) dias úteis a contar da data do protocolo.

§ 4º O estudante deve estar matriculado no componente curricular para o qual solicita o aproveitamento, ou ainda não tê-lo cursado.

§ 5º O resultado do pedido de aproveitamento realizado pelo aluno não deve ultrapassar 10 (dez) dias úteis.

Prazo para solicitação – 2023

➡️Bacharelado em Engenharia Agronômica – 09/08/2023

➡️Bacharelado em Sistemas de Informação – 10/08/2023

➡️Licenciatura em Física – 27/07/2023

O aluno deve preencher o formulário abaixo com as respectivas informações e anexar os comprovantes digitalizados em um único arquivo PDF, utilizando o https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf . 

AGRONOMIA
https://forms.gle/uUgtoZpfLETxdJ7y9

FÍSICA
https://forms.gle/b3kPWcqvi7URJPP67

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
https://forms.gle/4Y64DJUu6dCGcmYd7

Atente-se que todos os históricos escolares e as ementas das disciplinas deverão ser escaneadas e inseridas em um único arquivo. 

Para isso, você deve salvá-las em PDF e depois unificar todos os PDFs. Caso precise de ajuda para isso, siga os passos apresentados no vídeo a seguir, a partir do minuto 2:40: https://youtu.be/9sPOT4uILqg?t=160

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