Nona Semana de Física do IFPR – campus Ivaiporã e Primeiro Encontro com Egressos – Campus Ivaiporã

A Nona Semana de Física do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã encerrou-se com grande êxito, reunindo estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas da área de Física e Ciências da Natureza. O evento, que ocorreu entre os dias 15 e 19 de maio de 2023, proporcionou uma experiência enriquecedora de aprendizado e intercâmbio científico.

Com uma programação diversificada, a Nona Semana de Física apresentou palestras, oficinas, encontro com egressos e apresentação de trabalhos, abordando temas relevantes e atuais dentro do campo da Física e do Ensino. O evento teve como objetivo promover o compartilhamento de conhecimentos, a reflexão sobre a importância da licenciatura em Física e a discussão de perspectivas para o mercado de trabalho.

A primeira atividade de destaque foi a realização de palestras ministradas por Gilson Vital da Silva, o qual conduziu uma palestra sobre normas e rotinas nos exames de ressonância, abordando aspectos técnicos e práticos desse importante exame diagnóstico, no dia 15/05. Por sua vez, no dia 17/05, o Dr. Ricardo Fernandes apresentou uma visão geral da evolução de dispositivos fotovoltaicos, explorando avanços e aplicações dessa tecnologia sustentável. Já no dia 18/05, o Dr. Gabriel Quinato trouxe reflexões sobre a Licenciatura em Física no Brasil, discutindo perspectivas e o mercado de trabalho para os profissionais dessa área. O encerramento das palestras se deu com o Dr. Paulo José dos Reis, o qual conduziu a palestra “Da luz ao quanta”, na qual foram discutidos aspectos fundamentais da física moderna.

Além das palestras, as oficinas oferecidas durante o evento proporcionaram aos participantes a oportunidade de vivenciar atividades práticas e explorar temas específicos. Destaca-se a oficina “Introdução à Impressão 3D”, ministrada por Thiago Queiroz, que apresentou aos participantes as técnicas e aplicações da impressão tridimensional. Outra oficina de destaque foi a “Etnoastronomia”, conduzida por Adriano Ortiz, Vanessa Rogoski, Meirian Ribeiro, Kethellen Rocco e Gustavo Raiser, que proporcionou uma imersão na relação entre astronomia e culturas tradicionais. Também ocorreram as palestras “Maker: Desafio do sistema flutuante”, a qual foi conduzida pela professora Viviane Retameiro. Nessa atividade, os participantes tiveram a oportunidade de explorar a cultura maker. Por último tivemos a oficina “Modalidades e Recursos Didáticos para o ensino de ciências”, ministrada pelo professor Paulo Inada. Nesse espaço de aprendizado, os participantes puderam conhecer e discutir diferentes abordagens e recursos didáticos utilizados no ensino de ciências.

Em paralelo ao evento, também ocorreu o Primeiro Encontro com Egressos, oportunidade em que ex-alunos do curso de Licenciatura em Física do IFPR – campus Ivaiporã compartilharam suas experiências profissionais e trajetórias acadêmicas. Esse momento de diálogo e troca de vivências foi fundamental para inspirar os estudantes e promover uma reflexão sobre o futuro da profissão e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

A participação na Nona Semana de Física do IFPR – campus Ivaiporã contou com um público estimado de cerca de 100 pessoas. Estudantes de graduação e ensino médio, professores, pesquisadores e membros da comunidade interna e externa compareceram ao evento.

A Semana de Física é um evento tradicional promovido pelo IFPR – campus Ivaiporã, que tem como objetivo fortalecer a área de Física e Ciências da Natureza, bem como estimular o debate acadêmico e científico. Nesta nona edição, a ênfase foi dada a história do curso de Licenciatura em Física no campus Ivaiporã, evidenciando a consolidação e a qualidade do programa acadêmico oferecido pela instituição.

Além disso, o evento contou com o apoio e patrocínio de diversas empresas e estabelecimentos locais que acreditam na importância da educação e no desenvolvimento da ciência. Agradecemos aos patrocinadores: Gustavo S/A, Advocacia Guilherme Souza, Campos Verdes, Andressa, Restaurante Chotti, Hering, Casa Esperança, Neide Modas, Pão de Açúcar Padaria, Florenza Padaria, Papelaria Cissa, Confeitaria Sr. Café, Mercado Paraná, Mercado Paulista, Restaurante Bilk, China Utilidades e Pedala Burguer. A colaboração desses parceiros foi fundamental para o sucesso do evento.

A Nona Semana de Física do IFPR – campus Ivaiporã proporcionou um ambiente enriquecedor de troca de conhecimentos, experiências e networking entre os participantes. Por meio das palestras, oficinas, encontro com egressos e apresentação de trabalhos, os estudantes puderam aprofundar seus conhecimentos, explorar novas perspectivas e ampliar sua rede de contatos no campo da Física e áreas afins.

O Colegiado do Curso de Licenciatura em Física orgulha-se de promover eventos como a Semana de Física, que contribuem para a formação acadêmica e profissional de seus estudantes, além de fortalecer a instituição como referência na área de ensino e pesquisa. Acreditamos que a disseminação do conhecimento e a troca de experiências são essenciais para o avanço da ciência e a construção de uma sociedade mais desenvolvida e consciente.

Ficamos gratos pela participação de todos os envolvidos na Nona Semana de Física do IFPR – campus Ivaiporã e reafirmamos nosso compromisso com a excelência acadêmica e a promoção da ciência.