Finalização do 1º ciclo do curso Agente Cultural – Mulheres Mil no Campus Ivaiporã – Campus Ivaiporã

No dia 04 de Julho de 2024 no Campus Ivaiporã ocorreu a finalização do 1º ciclo do curso de Agente Cultural no Campus Ivaiporã. O curso está vinculado ao programa Mulheres Mil do governo Federal e foi direcionado para mulheres em situação de vulnerabilidade social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Ivaiporã.

O objetivo geral do programa é a promoção de um ambiente acolhedor para o empoderamento feminino, o resgate da autoestima e a elevação da escolaridade das egressas. Ao todo, 29 estudantes, entre 16 e 68 anos, residentes dos municípios de Ivaiporã e Jardim Alegre, concluíram o curso.

Para marcar o encerramento do curso, as participantes realizaram a exposição das produções desenvolvidas durante aulas de artesanato, hortas e transformação de alimentos. Durante o curso, também foram trabalhados temas como boas práticas de higiene, educação financeira, informática básica, direitos da mulher, oratória e saúde feminina.

De acordo com a coordenadora Andrea Martini Ribeiro Gonçalves, as ações foram muito proveitosas para as mulheres participantes, muitas das quais enfrentam questões emocionais como depressão e ansiedade. Segundo elas, o principal ganho do curso foi o aprendizado e o estabelecimento de vínculos com as colegas.