Encerramento do Curso Agente Cultural – Mulheres Mil no Campus Ivaiporã  – Campus Ivaiporã

Notícias

Encerramento do Curso Agente Cultural – Mulheres Mil no Campus Ivaiporã 

Publicado em

Copiado!

No dia 01 de agosto aconteceu a cerimônia de certificação do Curso de Agente Cultural, vinculado ao programa Mulheres Mil, no IFPR, Campus Ivaiporã. Na tarde da última quinta-feira, as 29 mulheres de 16 a 68 anos que concluíram o curso, receberam o seu certificado, em um evento que reuniu quase 100 pessoas nas dependências do campus. 

O programa Mulheres Mil reúne um conjunto de políticas públicas e diretrizes governamentais voltadas para fazer a inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. Ele foi criado com a finalidade de unir a educação ao trabalho, abrangendo a população feminina em busca de oportunidades de acesso às ações educacionais, a elevação da escolaridade e à inclusão e permanência no mundo do trabalho, tendo como ponto central a identificação, o reconhecimento e a valorização da diversidade e dos saberes acumulados em cada uma das etapas de suas vidas.

Durante o curso foram trabalhadas técnicas como artesanato, transformação de alimentos e hortas urbanas, além de temas como direito e cidadania, saúde emocional, matemática financeira, informática básica, entre outros. Em Ivaiporã, o curso contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social, que forneceu transporte para as mulheres residentes de Ivaiporã, e contribuiu com a alimentação.

A coordenadora do curso, a professora Andréa Martini Ribeiro Gonçalves, destacou que os cursos do Programa Mulheres Mil tem como o diferencial trabalhar o resgate da auto-estima e o empoderamento das mulheres atendidas. “Não focamos na transferência vertical de saberes, pois entendemos que a troca de experiências é capaz de proporcionar aprendizados preciosos para a vida”. Segundo ela, muitas estudantes chegaram relatando sentimentos de solidão, ansiedade, depressão, e quando finalizaram o curso, era perceptível o sentimento de empoderamento e de resgate da auto-estima. Assim, essa experiência permitiu que as participantes estabelecessem vínculos, o que facilita o desenvolvimento de novas habilidades e a aquisição de novos conhecimentos.

A coordenadora ainda destacou que o trabalho em equipe, que foi desenvolvido junto de outras cinco docentes e uma apoio administrativo, foi determinante para o sucesso do curso. “Todas se envolveram profundamente para o bom andamento do curso, e estavam conscientes da necessidade de proporcionar um espaço de aprendizado convidativo e acolhedor. Foi uma experiência transformadora para todas nós” completou. 

Acesse aqui todas as Fotos 📷

Topo