IFPR tem representante na agenda parlamentar regional do CREA-PR para apresentação do EBDR
Publicado em
Na última quarta feira, 31 de Agosto, foi realizada a Agenda Parlamentar Regional do CREA-PR tendo como foco a apresentação dos EBDR’s ( Estudos Básicos de Desenvolvimento Regional), os quais são orientados na contribuição aos gestores públicos municipais e regionais para a aplicação de investimentos em infraestrutura nas áreas que se encontram em fragilidade nas diferentes centralidades da região.
Com isso houve a apresentação de três centralidades da regional de Apucarana: Ivaiporã, Arapongas/Rolândia e Apucarana. Cada uma das centralidades abrange os diversos municípios à sua volta que fazem parte do seu contexto.
O IFPR esteve no evento representado pelo prof. Ricardo Souza que juntamente ao Eng. Agrônomo Joselito, representaram a ASSEAVI (Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos do Vale do Ivaí), que ficou responsável pelo diagnóstico e elaboração do EBDR da Centralidade de Ivaiporã. Durante a explanação foi apresentada a área de abrangência da centralidade bem como as propostas de ações contidas no EBDR que trata do tema de Saneamento, mais precisamente na Coleta e Tratamento de Esgotos Sanitários.
“Propomos o aumento da extensão da rede coletora do Vale do Ivaí, do percentual de tratamento, construção de unidades de tratamento de esgoto, implantação de sistemas de tratamento de efluentes em pequenas comunidades, tratamento de resíduos gerados e uso de biossólidos em meios de produção”, comentou Souza.
Prof. Ricardo recebeu pelas mãos do presidente em exercício do CREA-PR um conjunto de Cadernos Técnicos organizados pelo conselho, os quais serão destinados ao Câmpus Ivaiporã para o auxílio nos trabalhos da Instituição.
O evento foi considerado de sucesso pelos participantes, onde houve a presença do vice-prefeito de Apucarana Waldemar Garcia, o presidente em exercício do CREA-PR, André Luis Gonçalves, além de outras autoridades regionais, representantes de associações, representantes dos municípios das centralidades, profissionais das engenharias, etc.