Alunos de Eletrotécnica apresentam trabalho de Desenho Técnico – Campus Ivaiporã

Alunos de Eletrotécnica apresentam trabalho de Desenho Técnico

Na última semana, alunos do primeiro semestre de Eletrotécnica apresentaram um trabalho da disciplina de Desenho Técnico, a qual tem como objetivo formar a noção espacial através do uso de instrumentos para desenho técnico.

Alunos de Eletrotécnica apresentam trabalho de Desenho Técnico

O profissional de Eletrotécnica precisa desenvolver a técnica de desenho e leitura de esquemas e arranjos para o curso e para sua vida profissional. Assim, o desenho mecânico é o primeiro passo e a melhor maneira de se desenhar. “Utilizando papel, esquadro, compasso, escalímetro e lapiseira o aluno estimula o desenvolvimento psicomotor, que deve passar necessariamente pela etapa construtiva e adaptativa ao processo de formação do conhecimento”, afirmou Pablo Jordano Desbessel Carniel, professor da disciplina de Desenho Técnico.

O início do trabalho com essa turma foi no dia 07 de abril, data em que foi lançado o desafio. Cada grupo deveria montar um conjunto com peças LEGO e depois desenhá-lo. Para tornar o desafio mais emocionante, o professor adicionou componentes para o objetivo da discplina, como arestas sobrepostas, peças em ângulos e detalhes escondidos. Além disso, os desenhos deveriam ter vistas ortogonais, vista em perspectiva isométrica e outra em perspectiva cavaleira 45°.

Segundo o professor Pablo, o objetivo desta avaliação foi a solução de problemas e o estímulo do trabalho em equipe. “O mérito do resultado é da turma que conseguiu vencer as dificuldades, soltar a criatividade e, principalmente, aprenderam a pedir ajuda”, comentou o professor.