Alunos de Eletrotécnica encerram semestre com apresentação de seminário interdisciplinar – Campus Ivaiporã

Os alunos do segundo semestre do curso Técnico em Eletrotécnica apresentaram, no final do semestre, seminários interdisciplinares em que os alunos envolveram na apresentação todas as matérias correntes. Os três melhores grupos ganharam prêmios. O objetivo deste seminário foi propor algo físico que fosse relacionado ao que estivessem estudando no curso e que, ao mesmo tempo, os alunos pudessem perceber que cada matéria não é isolada das demais, ou seja, elas têm integração umas com as outras.

Alunos de Eletrotécnica apresentam trabalho interdisciplinar

Um dos grupos apresentou um princípio de geração de energia, no qual foram utilizados materiais reciclados. Através do uso de engrenagens acopladas, com utilização da força motriz humana, foi possível conseguir 1200 rpms na polia, obtendo 3000 rpms no motor da impressora, gerando assim uma tensão contínua de 24 volts sem carga e de 12 volts acionando o mini ventilador e 7 leds. Também foi apresentado um circuito montado com contadores onde, com a utilização de um botão pulso, acionava-se o segundo contador. Segundo a professora Me. Adriane Pires Bomfim, o grupo criou uma chave reversora a partir da utilização de dois interruptores paralelos e um disjuntor de 10ª, acionando um motor de meio CV.

Um segundo grupo simulou, de forma bem simples, o princípio de funcionamento de um no-break, de maneira que a energia eólica tenha prioridade no abastecimento de energia. Assim, quando houvesse falta de geração proveniente do vento, a energia da rede pública entraria no sistema. A energia eólica funcionaria novamente quando as condições atmosféricas estivessem favoráveis para o retorno do fornecimento.

Em outra apresentação, foi apresentado um sistema automatizado para caixa d’água, com controle em malha fechada, composto por sensor fim de curso, disjuntores, motores e contadores. Segundo o professor Rodrigo Barriviera, este projeto poderá ser implantado no Campus do IFPR, associando-o com projetos do curso Técnico em Agroecologia, onde atualmente o sistema é manual.

Por fim, o último trabalho foi a apresentação de uma bancada didática composta por vários resistores de vários valores, chaves e lâmpadas, que tinha por objetivo verificar os valores desses resistores.

Todos os grupos irão apresentar seus projetos na Mostra de Cursos e na Expovale.