Alunos de Eletrotécnica participam de palestra sobre motor de indução
Publicado em
Semana passada, o Dodô, que possui uma Eletromecânica na cidade, proferiu uma palestra para os alunos do curso Técnico em Eletrotécnica. Ele levou um motor de indução trifásico aberto, demonstrando como se faz o enrolamento, assim como funciona o motor depois dos enrolamentos montados.
Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: estator e rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro. O estator constitui a parte estática e o rotor a parte móvel. O estator é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente ou de aço silício para reduzir ao mínimo as perdas por correntes parasitas e histerese. Estas chapas têm o formato de um anel com ranhuras internas de tal maneira que possam ser alojados enrolamentos, os quais por sua vez, quando em operação, deverão criar um campo magnético do estator. O rotor também é composto de chapas finas de aço magnético tratadas termicamente, com formato também de anel e com os enrolamentos alojados longitudinalmente.
Existem dois tipos de geradores ou motores de indução”
1- Gerador de indução gaiola de esquilo: no qual o rotor é composto de barras de material condutor que se localizam em volta do conjunto de chapas do rotor, curto-circuitadas por anéis metálicos nas extremidades.
2- Gerador de indução com rotor bobinado: no qual o rotor é composto de enrolamentos distribuídos em torno do conjunto de chapas de rotor.