Alunos do ensino médio do IFPR campus Ivaiporã apresentam peça teatral na Casa de Vivência – Campus Ivaiporã

No dia 28 de novembro, terça-feira, os estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em Informática e do segundo ano do Curso Técnico em Eletrotécnica apresentaram a peça O Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, estudada no componente de Língua Portuguesa, ministrado pela professora Bruna Marinho.

Atividade foi apresentada no período da manhã e da tarde para as crianças e adolescentes da Casa de Vivência, contanto com a participação dos profissionais que desenvolvem trabalhos em todos os setores da instituição.

A peça compõe o conteúdo de Literatura e discute a visão de mundo predominante na baixa Idade Média, que se dividia entre o teocentrismo e o antropocentrismo. A reflexão proposta por Gil Vicente é sobre os delitos dos personagens, tipos sociais da época, tais como o sapateiro, o advogado, o juiz e o nobre, por exemplo, que usavam de seus privilégios para prejudicar e enganar as outras pessoas. Para esses, o fim era a barca do inferno e, para os simples e os que defendiam o que era bom e correto, estava reservada a barca do paraíso.