Alunos dos Cursos de Informática Expandem seus Horizontes em Eventos de Destaque
Publicado em
Os alunos dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação e Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Campus Ivaiporã, entre os dias 18 e 20 de outubro tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência enriquecedora ao participarem de dois eventos de destaque no cenário tecnológico e científico: a “Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias)” e o “20º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (LATINOWARE)”.
FIciencias: Celebrando a Inovação e o Conhecimento Científico
A “Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FIciencias)” é um espaço dedicado à criatividade e inovação, onde estudantes têm a oportunidade de apresentar suas ideias e projetos inovadores. O evento tem como objetivo promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, além de estimular e incentivar talentos em todas as áreas do conhecimento. Durante a visita à FIciencias, nossos alunos puderam interagir com colegas, professores e pesquisadores, fomentando a integração e a troca de experiências entre estudantes de diferentes níveis educacionais, do Ensino Fundamental ao Universitário.
LATINOWARE: Tecnologia e Inovação em Destaque
O “20º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (LATINOWARE)” é um evento de renome que reúne entusiastas, profissionais e especialistas do mundo da tecnologia em Foz do Iguaçu, onde mais de 4 mil participantes se reúnem para explorar as mais recentes inovações em software livre e tecnologias abertas. A solenidade de abertura contou com a presença de Jon Maddog Hall, referência mundial em software livre e presidente do Linux Professional Institute, que expressou seu desejo de ver o avanço do software livre na América Latina.
Durante os três dias do LATINOWARE, os alunos tiveram a oportunidade de explorar diversas temáticas, incluindo segurança cibernética, ilustração, design, empreendedorismo, negócios, hardware livre, Internet das Coisas, educação, robótica, inteligência artificial e neurodiversidade. O evento também sediou um hackathon, uma maratona tecnológica focada no combate à fome e na redução do desperdício de alimentos, demonstrando o compromisso da comunidade tecnológica com a resolução de problemas globais.
Ambos eventos são promovidos pelo Parque Tecnológico Itaipú e esse foi o primeiro ano em que os dois eventos foram realizados simultaneamente e no mesmo local. A participação de nossos alunos nesses eventos ressalta a importância do aprendizado prático e da imersão em ambientes que estimulam a inovação e a troca de conhecimento. Estamos ansiosos para ver como essas experiências enriquecedoras moldarão o futuro de nossa próxima geração de profissionais de informática.