Bacharelado em Eng. Agronômica recebe conceito 4 na avaliação do MEC – Campus Ivaiporã

Bacharelado em Eng. Agronômica recebe conceito 4 na avaliação do MEC

O curso superior de Bacharelado em Engenharia Agronômica do IFPR Campus Ivaiporã, no período de 09 a 11 de outubro, passou por processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação – MEC. O relatório da avaliação resultou no conceito 4, sendo considerado como MUITO BOM.

A avaliação, realizada de forma totalmente online, resulta na atribuição de conceitos em três dimensões: organização didático pedagógica, corpo docente e infraestrutura, em uma escala que vai de 1 a 5. O curso é ofertado no campus Ivaiporã desde 2019. O ingresso é anual, sendo ofertadas 40 vagas a serem preenchidas através de processo seletivo, realizado entre julho e setembro de cada ano.

O curso acontece em turno integral (manhã e tarde) e atualmente conta com 23 docentes, dos quais a maioria possui doutorado.

De acordo com o relatório de avaliação, os alunos têm total apoio da IES para que possam concluir o curso e galgar no mercado de trabalho. A infraestrutura do Campus Ivaiporã, atende ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem do curso. As salas de aula são climatizadas, amplas, bem iluminadas e ventiladas, equipadas adequadamente, proporcionando o desenvolvimento de atividades que permitem aos alunos uma formação com qualidade. A biblioteca da instituição tem se destacado pela excelente qualidade de infraestrutura e acervo físico e virtual. Os laboratórios são dotados de equipamentos e insumos que possibilitam a realização das aulas práticas adequadamente. O curso também possui uma “Fazenda Escola” recentemente adquirida, além da área experimental possuir máquinas e equipamentos adequados para a realização de aulas prática a campo e para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e trabalhos de conclusão de curso.

Dentre os indicadores mais bem avaliados, destacam-se itens da organização didático pedagógica, como o Estágio Curricular, o Trabalho de Conclusão de Curso e a Gestão de Processos de Avaliação Interna e Externa. Na dimensão relativa ao corpo docente, destacou-se a atuação do Núcleo Docente Estruturante do Curso, formada por 10 docentes da área técnica, e a produção científica e tecnológica média dos docentes. Já na dimensão de Infraestrutura, se destacaram com nota máxima os laboratórios de formação básica e específica do curso.

A Coordenadora do curso, Professora Lais Martinkoski, destaca que é muito satisfatório receber um conceito que indica que o curso está acima da média no cumprimento dos requisitos de qualidade exigidos pelo MEC, mantendo o padrão de excelência que vemos na prática. Este resultado é proveniente do trabalho comprometido de cada servidor vinculado ao curso. “O conceito considerado Muito Bom, é um resultado que nos mostra que estamos exercendo nosso trabalho para além do mínimo exigido, que estamos empenhados não apenas em formar Engenheiros Agrônomos, mas em transformar a vida desses futuros profissionais”, destaca a coordenadora.