Campus Ivaiporã promove capacitação de servidores da rede pública de ensino por meio de FIC em Hortas Pedagógicas
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Iniciou-se neste segundo semestre o curso FIC (Formação Inicial Continuada) em Hortas Pedagógicas de Base Agroecológica. O curso é promovido pelos professores do curso Técnico em Agroecologia do eixo de Recursos Naturais do IFPR, Campus Ivaiporã e é voltado para profissionais trabalhadores da área da educação, principalmente docentes da rede pública municipal de ensino de Ivaiporã e do Núcleo Regional de Educação de Ivaiporã. “A implantação de hortas de base ecológica nas escolas como recurso pedagógico permitirá a construção de um trabalho interdisciplinar que promove o exercício da cidadania, crescimento da consciência ambiental e do conceito de alimentação saudável, motivando e sensibilizando as crianças para uma melhor qualidade de vida”, frisou a coordenadora do curso, prof. Dra. Ellen Rúbia Diniz.
Durante a realização do FIC, os alunos terão conteúdos teóricos e aulas práticas que os capacitarão para a implantação de hortas pedagógicas nas escolas em que atuam. O curso é formatado em 4 módulos que contemplam aspectos pedagógicos e de educação ambiental, horticultura de base agroecológica e aproveitamento integral dos alimentos.
A idéia do FIC em Hortas Pedagógicas surgiu a partir de uma demanda levantada pela coordenação da educação infantil do Departamento de Educação de Ivaiporã de implantar hortas com finalidade educativa em creches da rede municipal. A proposta foi estendida pelo IFPR a todas as unidades de educação municipais e estaduais do município e região. Ao total somam-se 130 alunos que atuarão como agentes de aplicação e propagação do conhecimento nas escolas. “O interessante é que já há uma satisfação muito grande por parte dos alunos que iniciaram os módulos, o que tem levado a um marketing institucional muito bom, que se comprova na procura de outros professores da rede pública que já manifestaram o interesse em realizar o curso”, comentou o prof. Ricardo Rodrigues de Souza.
Algo considerado inovador no curso em questão é a participação de alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), os quais estão em processo de alfabetização e são acompanhados de seus professores durante o curso. Com isso, as aulas têm sido montadas e ministradas de maneira diferenciada onde se contempla fatores de inclusão.
Ademais, o curso tem carga horária de 160 horas e se estende até o mês de dezembro deste ano.