Campus Ivaiporã terá um bosque de árvores nativas – Campus Ivaiporã

Campus Ivaiporã terá um bosque de árvores nativas

Nos dias 29 e 30 de novembro, a comunidade do Campus Ivaiporã realizou o plantio de 113 árvores nativas do Paraná. A ação possui a finalidade de promover o desenvolvimento da consciência ecológica e o despertar de atividades que contribuam para a redução dos impactos ambientais e para a construção da sustentabilidade social e econômica. O diferencial da proposta é que cada servidor, cada terceirizado, cada turma da instituição apadrinharão uma árvore e deixarão a sua marca no campus. As árvores foram identificadas com uma placa contendo o nome comum, científico, nome do responsável pelo plantio e QR-CODE que possibilitará o acesso a informações mais detalhadas sobre a espécie.

O projeto é coordenado pelas professoras Mariana Closs Salvador Shiinoki e Ellen Rúbia Diniz, e foi implantado a partir do recurso obtido por meio do Edital Unificado de Pequisa PIBIC e PIAP 2021. É importante salientar que a materialização da proposta só foi possível mediante o apoio do Diretor Geral Ricardo Rodrigues de Souza.

“Esperamos que as atividades no espaço construído sejam contínuas e relacionadas ao objetivo de somar experiências e ampliar conhecimentos por meio de avaliações periódicas da sobrevivência e crescimento das 19 espécies que compõem o Bosque, e da verificação das espécies de aves e insetos visitantes. Pretendemos, ainda, que a área seja um espaço de integração social e de descanso. Além disso, almejamos que seja uma ferramenta didática e que, a partir da atuação direta com o cuidado do bosque e vivências neste ambiente, seja possível gerar novas e promissoras perspectivas sociais e educacionais”, explicam as professoras Ellen e Mariana.

O projeto conta com três estudantes do curso de Engenharia agronômica: Daniel Augusto do Santos Alves, Gustavo Henrique Batista Barbara e João Vitor Lopes Milan, que abraçaram com muito empenho a ideia e têm trabalhado arduamente para a concretização do projeto. Além de possuir a colaboração dos servidores: Andréa Martini Ribeiro Gonçalves, Jaison Fernando da Silva e Paulo Sérgio Carnicelli, essenciais para definição da área, obtenção de mudas e criação da página no site.  Parcerias com o IAP – Instituto Ambiental do Paraná e com o estudante egresso do curso Superior em Tecnologia em Agroecologia: José Carlos Ferri, também foram estabelecidas para obtenção das mudas.

O projeto foi inspirado em uma ação realizada pela Embrapa-Soja em 2003, período este em que a professora Mariana foi estagiária durante o curso de graduação. Dessa forma,  os envolvidos na realização do projeto anseiam que a ação realizada no campus possa incentivar o desenvolvimento de outras atividades de Educação Ambiental.