Cerimônia de assinatura da escritura de doação de uma área de 121.000 m² para o Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Publicado em
Na sexta-feira, dia 19 de maio, ocorreu a cerimônia de assinatura da escritura de doação de uma área de 121.000 m² para o Campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) e contou com a presença do reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, Odacir Antônio Zanatta, Mariney de Andrade Pellegrini – Tabeliã do 1º Tabelionato de Notas de Ivaiporã, diretor-geral do Campus do IFPR, Ricardo Rodrigues de Souza, diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus do IFPR, Adriano José Ortiz, diretor de Planejamento e Administração do Campus do IFPR, Paulo Sérgio Carnicelli, coordenadora do curso de bacharelado em Engenharia Agronônima do Campus do IFPR, Lais Martinkoski, e representando os discentes o aluno Geraldo Mateus de Lara Alves – presidente da Câmara de Vereadores, Edivaldo Aparecido Montanheri, além dos vereadores Gertrudes Bernardy, Emerson Bertotti, Jaffer Saganski, Josane Disner e José Maria Carneiro, dos diretores municipais: Rodinei Paiva – Diretor de Administração, Bruno Montoro – Diretor de Obras, Ilson Donizete Gagliano – Diretor de Viação, Tereza Paz de Souza e Marcela Bolognini de Souza – representando o Departamento Municipal de Educação, Karine Daiane da Silva – Diretora de Planejamento, Alex Fonseca – Diretor de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio, Tecnologia e Inovação, Carlos Cesar Barra – Diretor de Agricultura e Abastecimento, Alexandre Bueno – Gerente da Tributação, Maicon Rogério de Souza – Diretor Geral do IFPR Campus Pitanga, Gabriel Augusto Cação Quinato – Representante da Direção Geral do IFPR Campus Goioerê, Carlos Eduardo dos Santos – Médico Veterinário da SEAB, Alini Tachi Machado – GERENTE EMATER LOCAL – IDR e Vitória Maria Montenegro Holzmann – Gerente SEAB IVAIPORÃ, Imprensa – Prefeitura Municipal e Jornal Paraná Centro.
A doação da área, equivalente a 5 alqueires, foi anunciada pelo prefeito Carlos Gil há exatamente 1 ano. No entanto, a aquisição da área começou a ser discutida em 2016. Ou seja, no final da 1ª gestão Carlos Gil. O terreno foi comprado por R$1.200.000,00 e será destinado à implantação de uma fazenda experimental para o curso de Agronomia do IFPR.
A doação tem como objetivo fornecer aos estudantes uma estrutura adequada para o desenvolvimento de atividades práticas e pesquisa – promovendo o aprimoramento de conhecimentos na área agrícola.
Ricardo Souza explicou que o objetivo é firmar o curso de Agronomia e fazer os investimentos necessários tais como energia, água e cerceamento.
Progresso
Durante a cerimônia de assinatura da escritura de doação, Carlos Gil ressaltou a importância do investimento para a cidade de Ivaiporã. “A implantação da fazenda experimental fortalecerá a formação dos futuros agrônomos, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura na região. Além disso, a parceria entre o município e o IFPR demonstra o compromisso em promover o ensino de qualidade e impulsionar o progresso”, afirmou o prefeito.
O reitor do IFPR, Odacir Antônio Zanatta, também ressaltou a relevância da área de aprendizado. “A fazenda experimental oferecerá aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, estimulando a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento de técnicas agrícolas mais eficientes. Será um ambiente propício para o aprendizado teórico e prático, e proporcionará uma formação completa aos futuros profissionais da área”, enfatizou.
Com a assinatura da escritura de doação, o Campus do IFPR dará início às etapas de planejamento e execução para a implantação da fazenda experimental. Estima-se que a estrutura estará pronta para receber os estudantes, no próximo ano letivo, possibilitando um ambiente de aprendizado enriquecedor e de excelência para o curso de Agronomia.
A iniciativa demonstra o comprometimento do município de Ivaiporã em fortalecer a educação e contribuir para o avanço da agricultura na região. A fazenda experimental será um marco para o ensino agrícola no IFPR, uma vez que o foco é a formação diferenciada e o estímulo ao desenvolvimento socioeconômico.
Fonte: Assessoria de Imprensa Prefeitura – Lúcia Lima