Continuidade da suspensão das aulas e demais atividades presenciais no IFPR – Campus Ivaiporã até 30/04/2020 – Campus Ivaiporã

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Ivaiporã, por meio do Diretor Geral, Ricardo Souza, vem reafirmar a todos os membros da comunidade acadêmica sobre a continuidade da suspensão das aulas e atividades presenciais e a distância na instituição, mantendo a suspensão do calendário acadêmico no IFPR – Campus Ivaiporã assim como nos demais campi do IFPR, inicialmente até o dia 30 de abril de 2020 conforme regulamenta a resolução 04/2020 do IFPR como forma de prevenção ao COVID-19.

As decisões sobre o distanciamento social bem como suspensão do calendário acadêmico institucional seguiu recomendações da Comissão de Acompanhamento e Prevenção da COVID-19 do Instituto Federal de Educação e do  Grupo de Trabalho responsável por propor atividades pedagógicas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação, respectivamente.

É importante observarmos que não haverá prejuízos no tocante à carga horária obrigatória dos cursos no ano letivo de 2020 sendo que os 200 dias letivos anuais já foram flexibilizados inicialmente pela Medida Provisória Nº 934, de 1º de abril de 2020. Ainda, é importante mencionar que comissões, grupos de trabalho, colegiados de curso, colegiados de gestão, pró-reitorias e direções têm se reunido com seus pares para o estudo, diálogo, discussões e sugestões de forma que medidas e encaminhamentos ocorram no tempo oportuno, evitando prejuízos pedagógicos a todos estudantes em todos os níveis de ensino.

É importante mencionar que o IFPR está presente em 26 municípios do Paraná sendo uma instituição multicampi que trabalha em rede. Assim, as decisões têm sido tomadas em nível institucional onde o calendário segue suspenso em todo o IFPR.

Precisamos reconhecer a importância do período de distanciamento social para a redução da taxa de contaminação que consequentemente contribui para a redução da curva epidêmica que tem por finalidade preservar o sistema de saúde de forma que os pacientes possam ter acesso aos serviços como leitos hospitalares, sobretudo de UTI’s.

Assim, de forma solidária a todos que compõem o grupo de risco da COVID-19 bem como segurança e preservação da saúde de todos reforçamos a toda a comunidade acadêmica que mantenham o distanciamento social recomendando a todos que permaneçam em casa mantendo somente as atividades urgentes e essenciais e adotando os procedimentos de higienização amplamente divulgados.