Cursos de Formação Inicial e Continuada, Concomitante, Subsequente, Pedagogia da Alternância, o que significa? – Campus Ivaiporã

Quem busca especificamente qualificação profissional, pode ingressar nos Cursos de Formação Continuada, chamados de FIC. Será necessário ter a escolaridade mínima exigida. Isso varia de curso para curso: pode ser Ensino Fundamental completo ou Ensino Médio completo, por exemplo. O ingresso é pela análise dos documentos apresentados pelo candidato. A duração é de 3 (três) meses em média. Esses cursos são ofertados durante o ano todo.

Quem já possui o Ensino Fundamental completo e está cursando o 1° ou 2o ano do Ensino Médio em outra instituição de ensino pode se inscrever na modalidade concomitante. Irá fazer o curso técnico em um horário contrário ao das aulas do curso regular. São cursos de 1 ano e meio ou 2 anos. O aluno terá que concluir os estudos regulares para receber certificação técnica. Para ingressar, o candidato precisa realizar uma prova.

Para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e buscam uma formação ténica, oferecemos cursos técnicos na modalidade subsequente, com duração de 1 ano e meio ou 2 anos. O ingresso é através de uma prova.

Uma outra opção são os cursos na modalidade E.A.D. (Ensino à Distância). São oferecidos cursos técnicos subseqüentes onde o aluno assiste às aulas que são transmitidas ao Polo (no Campus Telêmaco Borba) uma vez por semana. A duração desses cursos são de 2 anos em média e para ingressar é também através de uma prova.

Uma proposta diferenciada é o que chamamos de Pedagogia da Alternância, específica para o Curso Técnico em Agroecologia. As aulas não são diárias, mas concentradas em alguns períodos, obedecendo a um cronograma específico. O objetivo é atender as necessidades da população do meio rural.

É importante lembrar que somos uma instituição mantida pelo Governo Federal, pública e gratuita. Trabalhamos para que a população tenha acesso à uma educação de qualidade e cada vez mais jovens e adultos possam estar preparados para os desafios do mundo do trabalho, diante de todas as suas transformações. A nossa proposta é uma formação integral, humana e tecnológica.

Todos são bem-vindos!

Karina Mello Bonilaure