Ações Durante a Pandemia da Covid-19
Atualizado em
Desde o dia 17 de março de 2020, professores, técnico-administrativos e estudantes, passaram a conviver com uma realidade com a qual ninguém havia imaginado: o isolamento social.
O Instituto Federal do Paraná, através dos documentos: Resolução nº 04, de 30 de março de 2020; Portaria nº 355, de 30 de março de 2020 – Retificar a Portaria nº 354, de 27 de março de 2020 e Portaria nº 354, de 27 de março de 2020, Resolução nº 08/2020 e a Portaria nº 475/2020 fornece diretrizes sobre o funcionamento da instituição durante o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19).
Com base nesses documentos, inicialmente, as aulas foram suspensas até dia 30 de março e prorrogada a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas para até dia 31 de maio de 2020. As decisões são tomadas, com base em estudos realizados pela Comissão de Acompanhamento e Controle da Propagação do Covid-19, instituída pela Portaria nº 285, de 12 de março de 2020, que busca auxiliar o IFPR no momento da crise imposta pela disseminação do SARS-CoV-2 (novo coronavírus).
Conforme Art. 2º, da Resolução nº 04, de 30 de março de 2020, “… será preservada a qualidade das atividades pedagógicas, garantindo todos os direitos de nossos alunos e servidores, compreendendo a situação de cada indivíduo da comunidade acadêmica em relação à vulnerabilidade socioeconômica e condição de saúde para o desempenho das atividades.”
Para tentar conter a disseminação do coronavírus, neste momento inicial as aulas foram suspensas em março e os estudantes estão em casa, sem as aulas presenciais. Com paralisação das atividades presenciais, docentes do Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã, comprometidos com o desenvolvimento acadêmico dos discentes do campus, estão realizando atividades complementares, as quais têm a finalidade de enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social e profissional.
Diversas atividades são realizadas por meio do uso de tecnologias para promover, além do ensino-aprendizagem, a necessidade de se manter e reforçar a interação do professor com os aluno que são vivenciados no dia a dia em sala de aula, bem como fortalecer os laços de confiança neste período de distanciamento social.
Dentre as atividades complementares ao ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos docentes do campus, apresentamos as relacionadas a seguir: