Estudantes do curso Técnico em Agroecologia visitam o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia em Pinhais – PR – Campus Ivaiporã

No final do mês de outubro, estudantes do Curso Técnico em Agroecologia (integrado e concomitante) do IFPR – Campus Ivaiporã, realizaram uma visita técnica ao Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba – PR. Cerca de 40 participantes acompanhados dos professores do eixo de Recursos Naturais passaram os períodos da manhã e tarde visitando as estruturas e meios de produção agroecológicos.
Pela manhã os estudantes e professores foram recepcionados pelo Médico Veterinário Evandro Richter e a Engenheira Agrônoma Simone Richter e acompanharam uma visita orientada a campo na área de Produção e Bem Estar Animal onde foram expostos a produção de leite e de aves de forma agroecológica. Em seguida, conheceram o laboratório de fitoterapia, local de ordenha e o centro de vermicompostagem.
Durante a tarde os estudantes e professores puderam num primeiro momento acompanhar as atividades de meliponicultura onde foram observadas a produção de mel de diferentes espécies de abelhas e após isso acompanharam junto a engenheira agrônoma Simone Richter os campos de olericultura e produção vegetal em hortas com produção orgânica, sobretudo em estufas com estrutura construída em bambu. Além disso, foi visitado o horto medicinal que conta com inúmeras espécies além de verificarem as leiras de compostagem que produzem o composto utilizado como adubo.
Para o professor Ricardo Souza: “foi uma visita muito produtiva, pois os estudantes puderam acompanhar a produção animal e vegetal em bases ecológicas onde ficou evidente que é necessário primeiramente conhecer e trabalhar os princípios agroecológicos integrados aos arranjos produtivos locais com vistas à sustentabilidade”.