ESTUDANTES DO IFPR CAMPUS IVAIPORÃ VISITAM A SBPC JOVEM, EVENTO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM CURITIBA – PR – Campus Ivaiporã

No mês de Julho de 2023, 35 estudantes dos cursos técnicos e superiores do IFPR Campus Ivaiporã puderam participar na 75ª SBPC Jovem que ocorreu nas dependências do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba – PR.

O evento, que está na sua 30ª edição, é associado à Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência (SBPC) e contou com atividades que incentivaram os estudantes com o conhecimento científico produzido e consolidado de modo a despertar o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

A programação do evento contou com oficinas, mesas redondas, mini cursos, exposições, concursos e museus itinerantes em que todos estudantes puderam acompanhar as atividades existentes.

Além disso, duas estudantes da Licenciatura em Física, participantes do Projeto Conexão Astronomia, tiveram seu trabalho selecionado para apresentação no evento, aplicando duas oficinas, voltadas para Astronomia e Etnoastronomia.

A organização do evento se deu pela SBPC em conjunto com a UFPR, sendo que as demais instituições de ensino federais e estaduais presentes no Estado do Paraná foram parceiras, inclusive o Instituto Federal do Paraná (IFPR) que contou com um stand que apresentava informações institucionais bem como projetos de pesquisa e extensão realizados.

A viagem foi oportunizada com contratação de veículo fretado pelo IFPR Campus Ivaiporã que despendeu recursos próprios para oportunizar esta experiência única aos estudantes do campus. Na viagem bem como no evento, os estudantes foram acompanhados pelos servidores(as) do IFPR Campus Ivaiporã: professor Ricardo Rodrigues de Souza(Diretor Geral), professor Adriano José Ortiz(Diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão) e da assistente de alunos Larissa Morais Vanzela (Coordenadora Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas).

Ainda, como forma de complementar este momento, foi realizada uma visita orientada no Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) que é o maior museu de arte da América Latina também localizado na cidade de Curitiba – PR. Este museu foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e conta com exposições de relevante importância no cenário nacional, bem como o Espaço Niemeyer que é dedicado ao arquiteto e seus projetos.

Por fim, servidores e estudantes enalteceram a importância desta viagem que oportunizou ótimas experiências e ficam os agradecimentos às equipes do ensino e administrativa que colaboraram nas fases de planejamento e execução desta ação do campus.