Estudantes do IFPR visitam povo Kaingang em atividade relativa ao mês dos Povos Indígenas – Campus Ivaiporã

Como parte das celebrações e de novas construções críticas da escola em relação ao mês dos povos indígenas, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas (Neabi) do campus Ivaiporã, em conjunto com a gestão, e apoiado pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC) locais, promoveu uma visitação técnico-pedagógica à aldeia Kaingang, localizada no município de Manoel Ribas, de alunas e alunos dos segundos e terceiros anos dos curso técnicos integrados ao médio de eletrotécnica e informática.

A visita teve seu primeiro ponto de parada na Escola Estadual Indígena Cacique Gregório Kaekchot, cujo vice diretor Márcio (que é pertencente àquela etnia), foi o anfitrião, explicando sobre o funcionamento da escola e o ensino praticado por lá. O grupo ainda pode desfrutar de um passeio pela comunidade e por uma trilha.

Os alunos conseguiram perceber que aquela comunidade possui complexidades que vão muito além dos esteriótipos vinculados pelo senso comum e a grande mídia, como atestam as vestimentas, as construções, a economia e os parâmetros de conduta dos indígenas Kaingang, assim com o sua comunicação pela e o ensino da sua língua nativa.

Para Raquel Ferreira, aluna do terceiro ano do curso de informática, a experiência sanou algumas de suas inúmeras curiosidades, como conhecer de perto o processo de manufatura das cestarias Kaingang: “também achei muito legal tentar aprender o alfabeto da língua Kaingang. Arrisquei uma palavra ou outra”, comemora.