Abandono de Curso e Readmissão
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DEFINIÇÃO
Abandono de curso ocorre quando o estudante não realiza a matrícula ou o trancamento do período letivo dentro do prazo definido no calendário acadêmico.
Nos cursos superiores, o abandono também é caracterizado pela ausência do aluno nas atividades curriculares por mais de 30 (trinta) dias consecutivos, sem uma justificativa formal, devidamente protocolada na Secretaria Acadêmica do Campus.
O abandono pode resultar no desligamento do estudante, que será oficializado por meio de edital publicado semestralmente no site do campus.
PROCEDIMENTOS PARA DESLIGAMENTO POR ABANDONO
- A Secretaria do campus realizará, semestralmente, a verificação da situação acadêmica dos alunos. Ao constatar situação de abandono, a Secretaria deverá entrar em contato com o discente, a fim de regularizar sua situação junto ao IFPR.
- Vencido o prazo de regularização informado pela secretaria no ato da comunicação, o aluno poderá ter sua matrícula cancelada.
- Caso o aluno não regularize sua situação, a secretaria deverá abrir processo para cancelamento do Registro Acadêmico.
- Os Registros Acadêmicos cancelados são divulgados semestralmente por meio de edital interno, publicado no site do campus.
PROCEDIMENTOS PARA READMISSÃO
- O aluno poderá solicitar a readmissão ao curso por meio de protocolo dirigido à Direção-Geral do Campus.
- O protocolo consiste no envio de uma carta formal de pedido de readmissão, endereçada ao Diretor-Geral, Sr. Ricardo Souza, através do seguinte endereço eletrônico: gabinete.ivaipora@ifpr.edu.br. (Modelo da carta em anexo.)
- A Direção do Campus deverá instituir uma comissão composta por 3 (três) representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, para análise e emissão de parecer (aplicável aos cursos de graduação).
- O resultado será divulgado pela Secretaria Acadêmica do Campus, por meio de Edital.
- Observação importante: o pedido de readmissão é de fluxo contínuo, portanto pode ser feito em qualquer momento do semestre, porém a comissão acontecerá apenas no final de cada semestre letivo com data prevista em calendário acadêmico. O edital de readmissão será publicado apenas após a finalização dos trabalhos da comissão de avaliação.
LEGISLAÇÃO
- Resolução CONSUP/IFPR nº 54/2011, que dispõe sobre a Organização Didático Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
- Resolução CONSUP/IFPR nº 55/2011, que dispõe sobre a Organização Didático Pedagógica da Educação Superior no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
MODELO DE CARTA
[Nome do Aluno e do Responsável]
[Cidade], [Data]
Ao
Professor Ricardo Rodrigues
Diretor-Geral
Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã
Assunto: Pedido de Readmissão de Aluno Desligado no(a) [Nome do Curso]
Prezado Diretor Geral Ricardo Rodrigues,
Eu, [Nome Completo do Aluno e do Responsável], matrícula [Número da Matrícula, Se Houver], venho respeitosamente solicitar a minha readmissão [Ou Readmissão do Dependente Legal ] no curso de [Nome do Curso], no qual fui desligado por abandono. Devido a [Descrever o Motivo do Abandono], fui forçado a interromper meus estudos temporariamente.
Estou ciente dos requisitos e compromissos necessários para a retomada dos estudos e me comprometo a me dedicar com empenho à conclusão do curso.
Atenciosamente,
[Nome Completo do Aluno e do Responsável]
[Matrícula]
[Telefone de Contato]