Abandono de Curso e Readmissão – Campus Ivaiporã

Abandono de Curso e Readmissão

Atualizado em

DEFINIÇÃO

Abandono de curso ocorre quando o estudante não realiza a matrícula ou o trancamento do período letivo dentro do prazo definido no calendário acadêmico.

Nos cursos superiores, o abandono também é caracterizado pela ausência do aluno nas atividades curriculares por mais de 30 (trinta) dias consecutivos, sem uma justificativa formal, devidamente protocolada na Secretaria Acadêmica do Campus.

O abandono pode resultar no desligamento do estudante, que será oficializado por meio de edital publicado semestralmente no site do campus.

PROCEDIMENTOS PARA DESLIGAMENTO POR ABANDONO

• A Secretaria do campus realizará, semestralmente, a verificação da situação acadêmica dos alunos. Ao constatar situação de abandono, a Secretaria deverá entrar em contato com o discente, a fim de regularizar sua situação junto ao IFPR.
  • Vencido o prazo de regularização informado pela secretaria no ato da comunicação, o aluno poderá ter sua matrícula cancelada.
  • Caso o aluno não regularize sua situação, a secretaria deverá abrir processo para cancelamento do Registro Acadêmico.
  • Os Registros Acadêmicos cancelados são divulgados semestralmente por meio de edital interno, publicado no site do campus.

PROCEDIMENTOS PARA READMISSÃO

• O aluno poderá solicitar a readmissão ao curso por meio de protocolo dirigido à Direção-Geral do Campus.
  • O protocolo consiste no envio de uma carta formal de pedido de readmissão, endereçada ao Diretor-Geral, Sr. Ricardo Souza, através do seguinte endereço eletrônico: gabinete.ivaipora@ifpr.edu.br. (Modelo da carta em anexo.)
  • A Direção do Campus deverá instituir uma comissão composta por 3 (três) representantes do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso, para análise e emissão de parecer (aplicável aos cursos de graduação).
  • O resultado será divulgado pela Secretaria Acadêmica do Campus, por meio de Edital.
  • Observação importante: o pedido de readmissão é de fluxo contínuo, portanto pode ser feito em qualquer momento do semestre, porém a comissão acontecerá apenas no final de cada semestre letivo com data prevista em calendário acadêmico. O edital de readmissão será publicado apenas após a finalização dos trabalhos da comissão de avaliação.

LEGISLAÇÃO

• Resolução CONSUP/IFPR nº 54/2011,  que dispõe sobre a Organização Didático Pedagógica da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.
  • Resolução CONSUP/IFPR nº 55/2011, que dispõe sobre a Organização Didático Pedagógica da Educação Superior no âmbito do Instituto Federal do Paraná – IFPR.

MODELO DE CARTA

[Nome do Aluno e do Responsável]

[Cidade], [Data]

Ao
Professor Ricardo Rodrigues
Diretor-Geral
Instituto Federal do Paraná – Campus Ivaiporã

Assunto: Pedido de Readmissão de Aluno Desligado no(a) [Nome do Curso]

Prezado Diretor Geral Ricardo Rodrigues,

Eu, [Nome Completo do Aluno e do Responsável], matrícula [Número da Matrícula, Se Houver], venho respeitosamente solicitar a minha readmissão [Ou Readmissão do Dependente Legal ] no curso de [Nome do Curso], no qual fui desligado por abandono. Devido a [Descrever o Motivo do Abandono], fui forçado a interromper meus estudos temporariamente.

Estou ciente dos requisitos e compromissos necessários para a retomada dos estudos e me comprometo a me dedicar com empenho à conclusão do curso.

Atenciosamente,

[Nome Completo do Aluno e do Responsável]
[Matrícula]
[Telefone de Contato]

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.