Exposição Virtual Cultura Afro-brasileira: algumas reflexões (edição Nov/Dez 2021) – Campus Ivaiporã

O processo criativo: algumas reflexões

Os estudos sobre a cultura Afro-brasileira, integram os currículos  dos cursos da Educação Profissional do IFPR Campus Ivaiporã e  são destacados enquanto conteúdos na disciplina de Arte I. O  processo de criação artística, teve como protagonistas os alunos (1º  ano) dos cursos Integrado em Informática e Agroecologia. Destaca-  se que os resultados aqui expostos, ocorreram por meio de vários  momentos pedagógicos relacionados ao tema, envolvendo  pesquisas, contextualização, reflexões, apreciação de obras e  artefatos culturais, os quais culminaram na produção criativa. De  acordo com a temática proposta, cada aluno teve a liberdade para  desenvolver seu projeto, atribuir conceitos, escolher a técnica e  apresentar seu processo criativo. As discussões e reflexões,  evidenciaram as concepções culturais sobre a importância da  cultura Afro-brasileira na formação e identidade do nosso povo,  bem como os impactos do preconceito e racismo.  As pesquisas  sobre a Cor da Pele, revelam a importância das etnias e provocam  questionamentos a começar pelo lápis de cor que ainda carrega nas  suas tonalidades o conhecido lápis “cor de pele” por consequência,  corrobora para estabelecer conceitos equivocados.  Enfim, o  ambiente educacional precisa ser um espaço para formação de  pessoas mais humanas e sensíveis, que saibam respeitar e conviver  com as diferenças, e nesse caminhar, a Arte exerce papel  fundamental ao contribuir em larga escala para profundas  reflexões, inclusive a necessidade do empoderamento, do respeito,  da tolerância e da geração de oportunidades, enquanto direitos  humanos.

CONFIRA!