IFPR Campus Ivaiporã oferecerá FIC em Hortas Escolares de Base Ecológica – Campus Ivaiporã

IFPR Campus Ivaiporã oferecerá FIC em Hortas Escolares de Base Ecológica

No último dia 30 de maio, as professoras Dra. Gisele Fernanda Mouro e Dra. Ellen Rubia Diniz, acompanhadas do coordenador pedagógico do IFPR Campus Avançado Ivaiporã, prof. Mateus José Falleiros da Silva, estiveram reunidos, com a equipe de educação do Departamento de Educação de Ivaiporã.

Professores do IFPR reunidos com a equipe do Departamento de Educação de Ivaiporã

O objetivo foi articular cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) para a formação de agentes educacionais do município.

Na reunião, ficou definida a oferta do curso “Hortas escolares de base ecológica” para professores, alunos da EJA e servidores de escolas municipais.  O curso, com 160 horas de duração, será realizado em módulos, abrangendo conteúdos de horticultura de base ecológica, meio ambiente, didático-pedagógicos, boas práticas  de manipulação e aproveitamento integral dos alimentos. “A horta pedagógica será uma ferramenta excelente  para a prática educativa,  auxiliando a formação de uma cultura de valorização da natureza e dos alimentos nos alunos”, afirma a prof. Jacinta, coordenadora da educação infantil do município.
A prof. Dra. Ellen afirma que, fazendo o curso, os alunos estarão aptos a desenvolver cultivos em hortas escolares, mesmo em pequenos espaços, através da tecnologia de “hortas suspensas”, e aprenderão a utilizar produtos naturais para controlar pragas e doenças. Já a prof. Dra. Gisele, responsável pelo módulo de alimentos, sugere ensinar a preparar alimentos a partir da biomassa da banana verde. “Podemos ensinar a preparar brigadeiros com esta técnica, mostrando que podemos aproveitar melhor os alimentos sem abrir mão do sabor”, afirma.

A expectativa inicial é formar, numa primeira etapa, 120 agentes capazes de implantar e manter as hortas escolares, tornando-se multiplicadores de práticas sustentáveis e que ampliem a segurança alimentar. Esta ação faz parte de um projeto maior que está em fase de desenvolvimento no Campus de Ivaiporã, visando a criação de um centro interdisciplinar de agroecologia e tecnologias sustentáveis.