IFPR facilita aprendizagem por projetos – Campus Ivaiporã

IFPR facilita aprendizagem por projetos

O IFPR, por meio de sua proposta diferenciada de ensino, tem como uma de suas bases o trabalho na pedagogia de projetos, onde os alunos orientados pelos professores podem utilizar sua criatividade e análise crítica que em conjunto resultam em uma ação concreta de aprendizagem – os projetos.

Alunos apresentam Seminário sobre Alimentação e Saúde

No 1º bimestre de 2011, professores e alunos do curso Técnico em Agroecologia discutiram a inclusão de trabalhos pedagógicos por projetos visando a transdisciplinaridade.

Primeiramente, docentes do Eixo de Recursos Naturais e equipe pedagógica discutiram propostas a serem implantadas, onde por meio de temas definidos que abrangem conteúdos que permeiam várias disciplinas existentes no plano de curso, os discentes são orientados ao conhecimento de modo a produzirem projetos concretos aos quais incorporem os saberes previamente adquiridos. Assim, durante as aulas ocorrem momentos diferenciados como: aulas didáticas, estudos dirigidos, pesquisa bibliográfica, montagem de projetos de pesquisa, fase experimental, além de discussões/apresentações que sociabilizam o conhecimento.

A escolha do tema tido como “pontapé” inicial foi realizada com a participação dos alunos, sendo definido o tema Alimentação e Saúde. Definiu-se também que o projeto teria como resultado uma cartilha, a qual daria orientações e informações ao produtor e consumidor de produtos orgânicos. Ao fim do projeto, os alunos apresentaram um Seminário onde abordaram os capítulos da cartilha por eles produzidos, de forma a sociabilizar e discutir o conhecimento entre si com a orientação dos professores.