IFPR inicia articulação com setor agroindustrial em Ivaiporã
Publicado em
Fomentar o eixo tecnológico de alimentos e a agroindustrialização é um dos caminhos apontados por especialistas para promover o desenvolvimento local e regional. Neste sentido, professores do curso Técnico em Agroecologia do IFPR, acompanhados da Secretária de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Ivaiporã, Nadir Maciel, fizeram uma visita a fábrica de polpas Belo Pomar, onde foram recebidos pela proprietária Tânia Ghizoni Ferreti.
Na visita, foi possível levantar as demandas específicas da atividade de fabricação de polpas de frutas, especialmente, segundo a proprietária, a necessidade de assistência técnica ao agricultor na produção de frutas. “Estamos adquirindo a maior parte das frutas fora de Ivaiporã”, comentou Tânia, que disse ainda que gostaria de ter mais produtores locais formando associações ou cooperativas para fornecer as frutas.
Na ocasião, a professora Dra. Gisele Fernanda Mouro observou que o fornecimento dos resíduos da indústria para alimentação animal é interessante e que, futuramente, poderiam ser realizados maiores estudos sobre este tema pelo IFPR. Já o professor Mateus José Falleiros da Silva fez questão de ressaltar que já há uma turma de Técnico em Agroecologia na metade do curso e outra iniciando no segundo semestre e que, sendo assim, o IFPR poderia estar realizando cursos específicos para a qualificação profissional de produtores interessados em fruticultura.