IFPR inicia aulas em Ivaiporã – Campus Ivaiporã

IFPR inicia aulas em Ivaiporã

Nesta segunda-feira, 16 de agosto, o Instituto Federal do Paraná iniciou as aulas no campus avançado de Ivaiporã. Os alunos foram recebidos pelos professores, técnicos administrativos e pelo diretor geral do campus, professor Renato Nascimento, que fez uma breve apresentação da equipe de funcionários e deu boas-vindas a todos os alunos. Além disso, o diretor destacou a importância dos estudantes para o IFPR e o benefício que eles e a sociedade poderão ter com as aulas.

As aulas estão sendo ministradas neste semestre na Escola Municipal Ivaiporã. A expectativa é que para o próximo ano o Instituto tenha suas próprias instalações na cidade.
Segundo a professora do curso de Agroecologia, Magali Silveira, este primeiro dia de aula é essencial para ver o perfil do aluno, qual a história e o caminho dele até aqui. “Com base neste primeiro contato, poderemos traçar uma trajetória onde a história do aluno se entrelace com o objetivo do curso, para que juntos possamos construir um curso para atender às necessidades da comunidade como um todo”, afirmou a professora.
Além disso, Magali enfatizou que o objetivo é envolver os alunos do início ao fim do curso, com projetos de pesquisa e extensão para que os estudantes saiam preparados para o mercado de trabalho. “Também vou trabalhar para que a Agroecologia possa ser uma rotina de trabalho para o pequeno produtor rural, que hoje representa 90% das propriedades rurais do Brasil”, finalizou.
Já o professor do curso de Eletrotécnica, Ronaldo Mendes Evaristo, disse que a expectativa é muito grande, pois o curso atende mais que as necessidades mínimas exigidas pelo Ministério da Educação. “É um curso voltado para a indústria, com uma turma bem diversificada e com condições para os alunos crescerem bastante. Além disso, de um modo geral, o curso vai contribuir muito com a região”, observou o professor.
Cursos
Atualmente, o campus avançado de Ivaiporã oferece cursos de Agroecologia e Eletrotécnica, mas para o ano que vem já estão previstos mais dois cursos: Eletromecânica e Informática. O IFPR conta também com cursos na modalidade à distância, inclusive estão previstos alguns deles já para setembro. É importante frisar que a vinda do IFPR para Ivaiporã é muito importante, pois representa um projeto de ensino público de qualidade e gratuito.