Iniciado primeiro projeto de extensão do campus Ivaiporã – Campus Ivaiporã

Iniciado primeiro projeto de extensão do campus Ivaiporã

Professores do IFPR e do Colégio Barbosa Ferraz de Ivaiporã inicaram hoje os levantamentos no terreno da Diaconia Bom Pastor, onde será desenvolvido o Projeto Piloto de Agricultura Urbana de Base Agroecológica Automatizado. Nesse início, foi feito o georreferenciamento do local e definida a coleta de solo para análise. Nos próximos dias, os alunos das duas escolas estarão reunidos para planejar as próximas etapas do projeto, que deverão incluir pesquisa de campo sobre as espécies utilizadas para agricultura urbana na comunidade, coleta de materiais de propagação, elaboração de projetos e orçamentos para a implantação. “O projeto já recebeu a doação de insumos naturais (pó de rocha) para ser utilizado no local”, confirmou a bolsista e aluna do Curso Técnico em Agroecologia do IFPR, Samara Paz de Oliveira. Segundo ela, é só providenciar o transporte. O professor Alcides Junior, do Curso Técnico em Meio Ambiente do Colégio Barbosa Ferraz, planeja utilizar a água da chuva coletada no telhado da diaconia para a irrigação da área. Ele confirmou que há interesse do Conselho Comunitário de Segurança em apoiar o projeto, uma vez que o mesmo terá cunho educativo para jovens e crianças, dando-lhes oportunidade de desenvolver uma atividade sadia e se afastar de más influências. O projeto terá ainda a participação de professores e alunos do curso Técnico em Eletrotécnica do IFPR, que estão interessados em desenvolver tecnologia para sistemas automatizados de irrigação ou geração de energia a partir da biomassa, bem como orientar a comunidade para atividades que resultem em melhor qualidade de vida.