Mês da Mulher no Campus Ivaiporã – Campus Ivaiporã

Mês da Mulher no Campus Ivaiporã

No dia 06 de Março de 2023 no Campus Ivaiporã ocorreram diversas atividades focadas no combate à violência contra a mulher. Nos três períodos, foram realizadas cinco palestras e duas oficinas. De acordo com a organização, o evento reuniu servidores e estudantes do Campus e recebeu mulheres convidadas de instituições parceiras.

A primeira Palestra intitulada “Preconceito e discriminação: as bases da violência contra a mulher” com Advogada Elizabeth Abbá promoveu debates acerca da violência doméstica e da Lei Maria da Penha.

A segunda ação foi uma Oficina de defesa pessoal feminina ministrada pela professora de Muay Thai Dalila Cristina Gomes, na qual as estudantes do Ensino Médio receberam orientações básicas sobre como sair de situações de risco e como se defender de uma agressão física. As alunas também puderam praticar as técnicas passadas.

Enquanto isso, os meninos tiveram um momento de debates e reflexões sobre a condição feminina a partir de músicas, seguida por uma uma roda de conversa sobre o movimento ‘redpill’ com o professor Paulo Roberto Krüger.

A partir do Projeto Arte e Cultura no IFPR, os palestrantes convidados receberam bolsas personalizadas confeccionadas e ilustradas pelos estudantes do projeto com a supervisão da Coordenadora, a professora de Artes Sonia Mendes.

Nos dias 9 e 10 de Março, a professora de Inglês Ingrid Machado desenvolveu um trabalho de vocabulário sobre o dia das mulheres (Women ‘s Day) com as turmas do Técnico em Informática e o segundo e quarto anos de Técnico em Agroecologia.

Ainda, a Direção Geral do Campus ofereceu um café da tarde às servidoras, técnicas, professoras e colaboradoras do Campus.

A Comissão Organizadora do mês da Mulher acredita que as ações foram muito proveitosas para os estudantes e servidores participantes. As falas contribuíram muito para a demarcação dos direitos das mulheres. Ainda, ressalta que no decorrer do mês de Março haverá outras atividades que colaboram com a temática, como a 1ª Brassagem Coletiva das Mulheres, através da qual a professora de Biologia Jaqueline Coelho Moreira e a professora Marcibela Stulp desenvolverão uma cerveja especial no Laboratório de Alimentos do Campus, e ainda, está sendo planejado o Encontro de Mulheres para trocas de experiências no Empório Maziero.

A professora Sônia realizou nos dias 08, 09 e 10/03 junto às turmas de primeiro ano dos cursos de Agroecologia, Eletrotécnica e Informática apresentações e debates sobre o papel da mulher em diferentes contextos, históricos, sociais e culturais. Trata-se de uma proposta metodológica que se resulta em pesquisas, debates, produção artística e apresentações finais no dia 29/03/2023, como encerramento ao mês da mulher. COMISSÃO ORGANIZADORA: Andrea Martini Ribeiro Gonçalves, Ingrid Machado, Jaqueline Coelho Moreira, Sonia Mendes, Nathália Ortiz, Anna Michella Arruda, Elizabeth Souza, Priscila da Silva Araújo Schiavoni, Marcibela Stülp.