Tecnologia em Agroecologia
Atualizado em
Agroecologia
A Agroecologia é uma ciência nova, e que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias para estudar (analisar, avaliar e desenhar) os agroecossistemas com o propósito de orientar os processos de transformação agrícola. Ela fornecece as bases científicas para o desenvolvimento sustentável, pois pensa a agricultura de forma sistêmica, considerando a dimensão ecológica, social, econômica, cultural, política e ética e os diferentes campos de conhecimento e de saberes.
O Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia
É um curso presencial que oferece 40 (quarenta) vagas anualmente, sendo realizado no período noturno com atividades práticas diurnas esporádicas. A escolaridade mínima exigida é o ensino médio completo, e a duração é de 6 semestres.
O curso foi concebido para estabelecer um processo integrado com a comunidade, por meio da qualificação das comunidades e assentamentos rurais, para incorporar os saberes locais no processo formativo, configurando uma educação tecnológica articuladora das dimensões do mundo do trabalho, das práticas sociais e dos conhecimentos científicos agroecológicos.
Outra característica do curso é promover o ensino tecnológico em Agroecologia sem dissociá-lo da pesquisa e da extensão, atendendo ao preceito da indissociabilidade entre os mesmos. Sua característica de integração entre a comunidade local e a comunidade acadêmica, e a produção e socialização de novos conhecimentos e novas metodologias, se materializa nas diversas ações já propostas e articuladas no campus.
O envolvimento dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia e dos jovens agricultores nas ações práticas está garantido, mediada pelas práticas de aprendizagem formais e não formais propostas mediante o Projeto Integrador, com potencial para a ampliação da participação da juventude rural na produção orgânica e de base agroecológica, especialmente visando à sucessão no campo.
Áreas de Atuação do Tecnólogo em Agroecologia
As áreas de atuação do egresso estão em conformidade com os Arts. 3º e 4º da Resolução nº 313, de 1986 do CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), que dispõe sobre o exercício profissional dos Tecnólogos. Os Egressos do curso de Tecnologia em Agroecologia poderão atuar nas seguintes áreas:
- Implantação e manejo dos sistemas de produção agropecuária de base Agroecológicos;
- Transição Agroecológica dos Sistemas de Produção Agropecuários;
- Cooperativas, associações, movimentos sociais, órgãos governamentais e não governamentais;
- Pesquisa e informação, produzindo e divulgando conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos;
- Extensão Rural;
- Pesquisa Científica;
- Planejamento, análise, execução de projetos de sistemas de produção agropecuários em base Agroecológica, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado;
- Processos de certificação de sistemas agroecológicos;
- Processamento e comercialização da produção agropecuária;
- Responsabilizar-se, tecnicamente, por pessoa jurídica desde que o objetivo social desta seja compatível com suas atribuições;
- Agroindústria;
- Assistência, assessoria, consultoria e orientação técnica a empreendimentos agropecuários de base Agroecológica;
Poderão assumir cargos, funções e empregos no serviço público federal, estadual e municipal, em órgãos da administração indireta ou em entidades privada;
Cronograma Atividades Síncronas CST Agroecologia 2020
PTE – Plano de Trabalho Emergencial do Curso Superior de Tecnologia em Ageoecologia
Resolução 34/2016 – Aprovação da Criação do Curso
PPC – Superior em Tecnologia em Agroecologia