Nota de cancelamento da oferta de turma de física para 2021 – Campus Ivaiporã

Nota de cancelamento da oferta de turma de física para 2021

Em reunião realizada no dia 16/09/2021, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Licenciatura em Física, resolveu que a oferta de turma ingressante para ano letivo de 2021 será cancelada, uma vez que não foi possível atingir o número mínimo de alunos matriculados.
A decisão pelo cancelamento foi pautada em três pontos principais: o primeiro deles é o impedimento por parte do próprio Projeto Pedagógico do Curso, o qual segue as normas estipuladas pela reitoria de que o número mínimo para a abertura de turma é de 20 alunos, sendo que houveram apenas 16 matrículas mesmo após o sorteio público. O segundo ponto é referente ao momento de transição, entre ensino remoto e um possível semipresencial, pelo qual passaremos nos próximos meses. Devido a natureza dos acontecimentos, essa transição poderia ser muito prejudicial ao desenvolvimento dos alunos ingressantes e poderia aumentar subitamente a evasão do curso. Por último, realizar um novo sorteio público levaria a grandes problemas organizacionais no curso, tanto durante o ensino remoto no qual nos encontramos, quanto num possível ensino semipresencial. Frente ao apresentado, o NDE acredita que a atitude mais prudente a ser tomada é  o cancelamento da oferta de turma do curso de Licenciatura em Física para 2021. Ressaltamos que o cancelamento da turma ingressante de 2021 não caracteriza um cancelamento do curso, uma vez que a oferta de turma para o ano de 2022 ocorrerá normalmente em data a ser divulgada.

Pedimos desculpas, em nome do NDE do curso de física, por todo transtorno causado, mas acreditamos que essa atitude é a melhor para os estudantes e para o nosso curso.

Thiago Guimarães, Coordenador do Curso de Licenciatura em Física.