A rochagem e o uso de microrganismos eficientes no manejo da fertilidade do solo – Campus Ivaiporã

Notícias

A rochagem e o uso de microrganismos eficientes no manejo da fertilidade do solo

Publicado em

Copiado!

O uso do pó de rocha na agricultura é uma inovação que apresenta impacto favorável ao meio ambiente e aos sistemas produtivos, reduzindo custos de produção e protegendo o meio ambiente. Desde 2018, a Unidade Demonstrativa e de Pesquisa em Solos – UDP Solos vem desenvolvendo ações para a utilização de pó de rocha na agricultura. “Na região, há várias indústrias mineradoras que produzem pó de rocha como resíduo industrial, e estamos trabalhando para que possam obter registro junto ao MAPA, para o mesmo ser comercializado aos agricultores”, explica o Prof. Mateus José Falleiros da Silva, coordenador da ação. O projeto já conta com uma estudante do curso superior de Tecnologia em Agroecologia trabalhando na caracterização físico-química do material, duas alunas do Técnico Integrado em Agroecologia trabalhando com aspectos físicos e químicos do uso do produto no solo, e dois estudantes de Agronomia como voluntários. Também, há interesse dos professores da área de agrárias em conhecer, pesquisar e utilizar o pó de rocha na agricultura.
Outra ação, já desenvolvida nas atividades de ensino e pesquisa no campus, é a utilização de microrganismos eficientes no solo, favorecendo os processos biológicos que melhoram a produtividade e a sanidade das culturas, entre outros benefícios. Esta tecnologia é, ainda, muito pouco utilizada e conhecida no Brasil. A maioria dos estudos tem sido realizada no Japão, e pesquisas têm sido feitas comparando a ação fertilizante do produto, bem como sua ação múltipla sobre o solo e as plantas. Nos cursos de agroecologia, esta tecnologia tem sido bastante divulgada. Inclusive, há estudantes desenvolvendo as etapas de captura, seleção e produção artesanal de EM, como parte das atividades curriculares.
Para estas palestras, estarão presentes Éder de Souza Martins, Geólogo, Doutor em Geomorfologia e Agrogeologia, Pesquisador da Embrapa; Professor de Pós-Graduação da UnB e Bolsista de Produtividade do CNPq. Ele abordará os aspectos da utilização da rochagem para a recuperação e manutenção da fertilidade dos solos agrícolas. Já na segunda palestra, será abordado o manejo do solo com microrganismos eficientes, a cargo do palestrante José Roberto Bergamo, Técnico Agrícola Biodinâmico (Instituto Elo/Uniube) e Gestor Ambiental (Unopar).
As palestras serão realizadas no auditório da biblioteca do IFPR Campus Ivaiporã. e são abertas para agricultores, profissionais, pesquisadores e estudantes da área de Ciências Agrárias da região, interessados nestas novas tecnologias. Já está confirmada a presença de inscritos da região de Maringá, que trarão experiências no uso destes produtos na região. O início está previsto para 18h30min com as inscrições, as quais podem ser realizadas, antecipadamente, pelo endereço eletrônico.

Topo