Pesquisadores do IFPR e UTFPR ganham destaque em edital de fomento nacional!
Publicado em
O edital “Catalisa ICT – Planos de Inovação” com o aporte no valor total de R$ 37,5 milhões disponibilizados pelo Sebrae, contou com a inscrição de 1.164 propostas, sendo selecionadas as 270 propostas mais bem classificadas pela banca de seleção neste ano de 2022.
A proposta “Cogeração Elétrica em Ambientes de Datacenters” submetida pelo Professor Fabiano Stingelin Cardoso do IFPR, pelo aluno Leandro Martins de Souza do IFPR e pelos professores Douglas Paulo Bertrand Renaux e Carlos Raimundo Erig Lima, ambos da UTFPR, ganharam destaque ao se classificarem na posição 313, ou seja, 43 posições após a última classificação no concurso.
O overclock de processador, técnica que permite a CPU operar em velocidade superior à máxima recomendada, através das novas tecnologias como, por exemplo, os refrigerantes térmicos e os trocadores de calor permitem os servidores em datacenters operarem em sua carga máxima de trabalho. A proposta inovadora é se valerem dessas técnicas, tecnologias e fluxos de calor em um novo hardware de motor Stirling para a cogeração elétrica em ambientes de datacenters, esse dispositivo é acionado mecanicamente a partir da diferença de temperatura entre a fonte de calor (processador) e uma fonte fria (arrefecimento líquido), que por sua vez aciona micros geradores elétricos de imãs permanentes. O projeto encontra-se no nível de maturidade tecnológica – TRL 4 e atualmente busca investimentos para o amadurecimento ao TRL 6 e assim se transformar em um produto tecnológico de cogeração elétrica.
O Professor Fabiano menciona que essa foi a primeira vez que submetem o projeto a um edital de fomento e embora não se tenha alcançado a classificação entre os que receberão os aportes financeiros, a expertise adquirida com os demais membros ao longo do processo de preparação e submissão foi em si muito proveitosa para a participação futura em novos editais.