PRODUÇÃO DE ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM PROTETORES FACIAIS PARA DOAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO VALE DO IVAÍ – Campus Ivaiporã

Notícias

PRODUÇÃO DE ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM PROTETORES FACIAIS PARA DOAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DO VALE DO IVAÍ

Publicado em

Copiado!

O projeto imprimindo solidariedade surgiu do interesse dos servidores do Instituto Federal (IFPR) – Campus Ivaiporã em ajudar a região do Vale do Ivaí durante o enfrentamento

da pandemia do Coronavírus (COVID-19 ). Foi verificado que os hospitais e postos de saúde de Ivaiporã e dos municípios do vale do Ivaí necessitavam de mais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a equipe médica. Nesse contexto, o IFPR em parceria com a Associação Dar as Mãos estão produzindo os protetores faciais (face shields) para ser doados para as secretarias de saúde dos municípios da região.  

A Associação Dar as Mãos se destina a confecção de dispositivos protéticos para pessoas com agenesia de membros superiores de todo o Brasil e nesse momento está mobilizado para a produção de EPIs para os profissionais de saúde enquanto o IFPR é uma instituição pública de educação que atende a região com cursos técnicos e superiores além de estender parcerias em projetos de pesquisa e extensão com várias instituições, municípios, empresas e cidadãos na região do Vale do Ivaí.

O protetor facial é constituído de uma parte fixa chamada de haste, a qual pode ser impressa pela manufatura aditiva (impressora 3D), um visor transparente e um elástico. Assim,  o IFPR – Campus Ivaiporã, a Associação Dar as Mãos e outros parceiros estão utilizando as suas impressoras 3D para produzir as hastes. A estrutura para montagem/higienização do kit e distribuição para os profissionais de saúde é realizada pela associação.

Até o momento, com recursos próprios e advindo também da comunidade, no IFPR-Campus Ivaiporã foram produzidas 100 hastes e Associação Dar as Mãos já montaram e distribuíram 300 protetores faciais. Algumas das cidades que receberam as doações foram: Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) de Ivaiporã além dos municípios de Fênix, São Pedro do Ivaí, Faxinal, Campo Mourão, Barbosa Ferraz, Mandaguari.

A expectativa é de que sejam produzidos mais 500 protetores faciais para atender a região, com recurso obtido por meio do Edital 12/2020 de chamada interna de apoio à projetos de Extensão, Pesquisa e Inovação para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19) da Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação do IFPR (PROEPI).

Topo