SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA – Campus Ivaiporã

SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE PANDEMIA

O QUE É ACOLHIMENTO PSICOLÓGICO?

É uma modalidade de intervenção psicológica que visa acolher a pessoa no momento de sua urgência, de forma a compreender seu sofrimento e buscar formas de lidar com ele, tendo em vistas seus recursos e limites pessoais. Não se trata de psicoterapia, mas de uma intervenção breve e pontual, com foco no problema ou dificuldade circunstancial que gerou o mal-estar. Neste caso, os atendimentos estarão voltados para os efeitos da pandemia da COVID-19 e do distanciamento social.

PARA QUEM SE DESTINA?

Para estudantes regularmente matriculados nos cursos do IFPR, campus Ivaiporã.

COMO FUNCIONA?

O estudante interessado deverá preencher o questionário de triagem psicossocial e aguardo o contato por e-mail. As vagas são limitadas, pois estão condicionadas à demanda espontânea e à disponibilidade de horários da psicóloga do campus.

QUANDO PROCURAR?

Uma pandemia inevitavelmente provoca impactos psicológicos, alguns são esperados, como a sensação de insegurança, a preocupação com o contágio e o medo de adoecer. Esses fatores aumentam os níveis de ansiedade e estresse em pessoas saudáveis e podem, inclusive, intensificar sintomas psicopatológicos pré-existentes. A procura por ajuda especializada deve acontecer quando a pessoa sentir que a intensidade desses sentimentos ultrapassou suas possibilidades de enfrentamento individual, o que pode provocar intenso sofrimento psíquico.

Acesse o questionário aqui

Imagem “luz-círculo-pontos-resumo-face-2935944” de Gerd Altmann por pixabey