Publicado em
O segundo semestre letivo de 2019 começou nessa segunda-feira, dia 22 de julho, com o já tradicional café comunitário entre os servidores e com os cursos de formação pedagógica. O café comunitário é um momento em que os servidores podem se encontrar, matar as saudades e confraternizar ao redor de uma mesa cheia de guloseimas compartilhadas voluntariamente pelos próprios servidores. Esse encontro sempre marca o início das atividades pedagógicas do semestre e sempre antecede o início dos cursos de formação pedagógica.
Os cursos de formação pedagógica iniciaram-se na segunda-feira, durante a manhã.
A professora Eda Luiz, do CIEJA Campo Limpo, de São Paulo, abriu os trabalhos com sua fala sobre a experiência com a educação de jovens e adultos e o desafio de implementar um modelo educacional inovador para esse tipo de público. Durante a tarde, a mesma professora Eda, junto de outros docentes do campus, David Silva, Rafael Galvão e Sérgio Vale da Paixão, realizaram um debate sobre educação transformadora.
Nesse debate, também ocorreu o lançamento do livro digital “Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo”.
Na terça-feira, as atividades continuaram com a programação sugerida pela Pró-reitoria de ensino (PROENS).
No período matutino, ocorreu uma produtiva discussão sobre a convivência no campus, na qual os próprios servidores diagnosticaram problemas pontuais de convivência e se propuseram a trabalhar nas soluções.
No período vespertino, outra discussão bastante importante sobre a implementação do projeto político-pedagógico (PPP) mobilizou os servidores.