Apresentação
Atualizado em
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet teve início no primeiro semestre de 2019 e foi autorizado pela Resolução nº 35, de 29 de junho de 2018, do Conselho Superior do Instituto Federal do Paraná.
Pré-requisitos:
Ensino Médio Completo
Modalidade:
Presencial
As aulas ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, das 19h20 às 22h50, sendo que cada aula possui duração de 50 minutos, conforme segue:
Horário de Oferta do Curso:
- Primeira Aula: das 19h20 às 20h10
- Segunda Aula: das 20h10 às 21h00
- Intervalo: das 21h00 às 21h10
- Terceira Aula: das 21h10 às 22h00
- Quarta Aula: das 22h00 às 22h50
Carga Horária Total do Curso:
2.139 horas
Área do Conhecimento:
Informação e Comunicação
Quantidade de Vagas:
40
Turno de Oferta:
Noturno
Regime Letivo (Periodicidade) :
Semestral
Prazo de Integralização Curricular:
O prazo mínimo para a integralização curricular é de 3 (três) anos
Objetivos do Curso:
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet tem como objetivo preparar profissionais qualificados para o mercado digital e para o mundo social do trabalho, aptos a oferecer serviços no âmbito interno das organizações, bem como nas relações destas organizações com outras instituições, através de um ambiente virtual conectado com a rede mundial de computadores, integrando a grande rede sem fronteiras da Internet.
Perfil Profissional:
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, considerando a importância da informática no contexto socioeconômico do país, objetiva formar profissionais aptos para o desenvolvimento, manutenção e operação de aplicativos e portais para os ambientes Internet, Intranet e Extranet, através do estabelecimento de uma base conceitual sólida e da aplicação prática sempre atualizada desses conhecimentos.
A grade curricular do curso foi elaborada com o objetivo de possibilitar o contato do estudante com a maioria das tecnologias empregadas atualmente no desenvolvimento de sistemas para a Internet, de forma a prepará-lo para o mundo do trabalho e para a implantação de soluções de alta qualidade. Além disso, o curso visa capacitar o estudante com uma formação adequada ao exercício da prática profissional, calcada no aperfeiçoamento do setor em que irá atuar, no comportamento ético e na qualidade técnica. Este profissional deverá ser capaz de analisar criticamente problemas, detectar demandas e propor soluções às questões práticas que lhes forem impostas. O estudante contará ainda com formação científico-tecnológica, aperfeiçoando habilidades profissionais que o capacitem a desenvolver novas tecnologias, aguçando sua criatividade para identificar e solucionar possíveis problemas relacionados a Sistemas de Informação para Internet. Sendo assim, ao final do curso, o egresso deverá ter adquirido competências técnicas para:
- Projetar, desenvolver, testar, implantar, manter, avaliar e analisar páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet;
- Avaliar, especificar, selecionar e utilizar metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações;
- Elaborar e estabelecer diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo;
- Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudos e pareceres técnicos em sua área de formação.
O Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet visa, portanto, possibilitar que o egresso tenha condições de assumir um papel de agente transformador dos arranjos produtivos locais junto ao mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias da informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades. Desta forma, será um profissional habilitado para atuar na área de informática, apoiando os mais diversos setores empresariais que necessitem de Sistemas de Informação para organizar e desenvolver seus empreendimentos através da Internet.
Áreas de Atuação do egresso:
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet poderá atuar em empresas em geral, exercendo atividades técnicas e de coordenação de projetos na área de informática, com ênfase em sistemas voltados para Internet. Estas atividades podem ser divididas em três grandes áreas distintas: suporte técnico, análise e desenvolvimento de sistemas e gestão da tecnologia. O curso proposto conta também com diversos componentes curriculares ligados à área de gestão, complementando a formação do egresso, principalmente com vistas a atividades empreendedoras. A formação permite a esse profissional atuar também nas áreas de ensino e pesquisa em tecnologia. De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia (2016, p. 63), o Tecnólogo em Sistemas para Internet poderá atuar em diversas áreas, tais como:
- Empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria;
- Empresas de tecnologia;
- Empresas em geral (indústria, comércio e serviços);
- Organizações não governamentais;
- Órgãos públicos;
- Institutos e Centros de Pesquisa;
- Instituições de Ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Estrutura Curricular do Curso
A estrutura curricular do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet está estruturada em quatro núcleos de formação. O núcleo de Formação Básica em Computação (FBC) tem como objetivo oferecer os conhecimentos fundamentais sobre o curso necessários para o aprofundamento da maioria dos componentes curriculares que serão abordados no núcleo de Formação Profissional. Contempla, ainda, a revisão de conhecimentos da formação geral, importantes para o nivelamento dos conteúdos e, consequentemente, um melhor aproveitamento das disciplinas ministradas ao longo do processo formativo. O núcleo de Formação Complementar e Humanística (FCH) apresenta componentes que buscam discutir a pluralidade de valores e universos culturais, bem como os aspectos éticos e morais da área. Além disso, os conceitos abordados visam ainda a construção de uma base científica consistente para a formação tecnológica. Neste núcleo encontram-se também as disciplinas práticas de extensão. O núcleo de Administração (ADM)visa oferecer aos estudantes conhecimentos ligados à área de gestão, preparando-os para o desenvolvimento de atividades empreendedoras. E, por fim, o núcleo de Formação Profissional (FP) compreende componentes que contemplam conhecimentos intrínsecos à área de Sistemas para Internet, necessários à integração curricular e à formação específica, destinados à caracterização da identidade do profissional tecnólogo. É formado por disciplinas das seguintes áreas: Desenvolvimento de Software (DS), Engenharia de Software (ES), Banco de Dados (BD), Interação Humano-Computador (IHC), Sistemas Operacionais e Redes de Computadores (SOR).
Quero fazer estágio. Como faço?
Acesse a SERC do Campus Jacarezinho