Curso Técnico em Arte Dramática chega para fortalecer o teatro no Paraná – Campus Jacarezinho

Curso Técnico em Arte Dramática chega para fortalecer o teatro no Paraná

Começaram, recentemente, as primeiras aulas do curso Técnico em Arte Dramática do IFPR de Jacarezinho.

O curso é o mais recente da instituição e o único do gênero na região norte do Paraná e sul de São Paulo na modalidade subsequente, com cerca de 40 estudantes regularmente matriculados.

A expectativa é que a novidade do IF atenda a uma vocação artística do municipio e da região, que se destaca na realização de eventos como a Mostra de Teatro, Festival Jacarezinhense da Canção e outros.

A nova turma se mostra bastante eclética e com muita disposição para fazer do curso um marco na história das artes dramáticas da região.

Os professores, aprovados em concurso público federal, Larissa Julio e José Quaresma, foram nomeados especificamente para atender as disciplinas de artes de todos os cursos da instituição, tanto subsequente como ensino médio.

“Queremos fazer deste curso referência no estado, ainda que seja um curso técnico de apenas 18 meses”, destacou José Quaresma.

O Diretor de Ensino do câmpus, Gabriel Mathias Carneiro Leão, já adiantou que  existem projetos para estender o curso para 2 anos.

O curso está dividido nos seguintes eixos: Ferramentas Técnicas para Trabalho de Ator, Técnicas Atorais e Teoria Teatral.

A diversidade regional é também é uma caracteristica marcante da primeira turma do curso de Arte Dramática do IF, com estudantes de diversos municipios da região como Cambará, Santo Antônio da Platina e Ourinhos, além dos jacarezinhenses que completam a sala.

O Diretor Geral do câmpus, Gustavo Villani Serra, se mostrou bastante empolgado com o novo curso e reafirmou sua disposição em fazer do IFPR de Jacarezinho uma instituição que atenda a todas as necessidades da região, tanto industrial quanto cultural.

“Queremos nos tranformar em uma instituição formadora de pessoas qualificadas não só para áreas industriais, mas também para outras áreas essenciais da cultura e da arte, na região norte do Paraná e sul de São Paulo”, enfatizou Villani.

Os professores do curso informaram também que a metodologia aplicada terá como base conteúdos teoricos e práticos.

A direção do Instituto já está mantendo contato com responsáveis pelo Conjunto Amadores de Teatro e Cine Teatro Iguaçu para realização de atividades práticas de palco.