PESQUISA, EXTENSÃO, MODERNIDADE E POLÍTICA SÃO TEMAS ABORDADOS NAS ATIVIDADES INICIAIS DO IFPR DE JACAREZINHO – Campus Jacarezinho

O IFPR Câmpus Jacarezinho iniciou, no último dia 18, seu ano letivo com várias atividades nesta primeira semana e aula. A tradicional aula inaugural aconteceu no CAT – Conjunto Amadores de Teatro, com a palavra do Reitor do Instituto Federal do Paraná, professor Irineu Mario Colombo que falou sobre a estrutura da instituição em todo o estado e sua principal finalidade na área da educação. Os cursos de Eletromecânica, Alimentos, Informática e Arte Dramática foram apresentados por seus coordenadores e alguns alunos veteranos de suas respectivas áreas.

O diretor geral do câmpus, Gustavo Villani Serra, desejou boas vindas aos novos estudantes e incentivou aqueles que já estão cursando no IF a concluir seus estudos e qualificações com sucesso. Outro ponto caloroso da aula inaugural foram as palavras de agradecimento e congratulação direcionadas a professores que desenvolveram, com alguns alunos, projetos de pesquisa durante o período de férias, quando se destacaram os  projetos Kart Cross coordenado pelos professores Márcio Kloster e Leonardo Carmezini Marques. Este projeto foi concluído com a construção de uma veículo automotivo com estrutura reforçada para trafegar em áreas irregulares, com projeto desenvolvido por alunos e professores, foi implantado uma série de conceitos e trabalhos de pesquisa que partindo da concepção feita em AutoCad até a reutilização de materiais já sucateados.

Já o professor João Almeida também desenvolveu, com dois estudantes de eletromecânica, um projeto de circuito criado para otimizar e baratear a implementação de artefatos didáticos.

As atividades iniciais de ano letivo continuaram no dia seguinte, (19), com ações de integração, exercícios físicos e palestra com o Prof. Ms.  Márcio Luiz Carreri diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Norte do Paraná, abordando o tema Modernidade, Cidade e Política de Walter Benjamin.