Publicado em
O Instituto Federal do Paraná- Câmpus Jacarezinho está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo 2015, que selecionará novos alunos para os Cursos Técnicos de Nível Médio e para o Curso Superior de Licenciatura em Química. O edital foi publicado nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União. Serão ofertadas 120 vagas para ensino médio integrado nas áreas de Alimentos, Eletromecânica e Informática e ainda 40 vagas para o curso Técnico Subsequente de Arte Dramática . O câmpus do IFPR de Jacarezinho também realizará seu primeiro vestibular para seleção de alunos para o novo curso de nível superior, Licenciatura em Química, com oferta de 36 vagas para o período noturno e duração de 4 anos.
Os Editais IFPR nº 05/2014 e nº 06/2014, que regem o Processo Seletivo 2015, estão disponíveis para consulta no endereço https://200.17.98.44/naps/processo-seletivo-2015
Poderá ser concedida isenção da taxa de inscrição ao candidato que provar não ter condições para pagar o valor, mediante inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico, conforme Decreto 6.135 de 26 de junho de 2007, ou para o candidato que comprovar cumulativamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional, além de ter cursado o Ensino Médio (candidatos para Curso Superior) ou o Ensino Fundamental (para candidatos de Nível Médio) completo em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada, conforme os incisos I e II do parágrafo único do artigo 1º da Lei nº 12.799, de 10 de abril de 2013.
O pedido de isenção deverá ser apresentado, no período de 30 de setembro a 10 de outubro de 2014, exclusivamente no câmpus que oferta o curso para o qual o candidato concorre à vaga.
Aplicação das provas
As provas serão realizadas no dia 14 de dezembro de 2014. O candidato somente poderá realizar a prova na cidade que oferta o curso para o qual realizou sua inscrição.
Novidades para 2015
Em 2015, a oferta de vagas é 19% maior que a de 2014. Em relação aos cursos técnicos integrados, o número de vagas passou de 1350 para 1916, já nas licenciaturas passou de 400 para 600 vagas. Sobre os cursos, os técnicos integrados eram 34, agora são 48. As licenciaturas passaram de 10, em 2014, para 15, em 2015.
Inclusão
O total das vagas ofertadas para cada curso e turma será disponibilizado da seguinte forma: 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita; 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo per capita.
De um total de 50% das vagas destinadas à renda menor que 1,5 salário mínimo, 60% são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental (vagas de Ensino Médio) ou o Ensino Médio (vagas de Curso Superior) em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA); ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Ainda haverá 15% do total de vagas ofertadas para cada curso e turma reservadas aos candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas ofertadas para cada curso e turma reservadas aos candidatos autodeclarados indígenas. Os 20 % restantes são destinados à concorrência geral. A mesma distribuição acontece para alunos com renda maior de 1,5 salário mínimo per capita.
Não poderão candidatar-se às vagas de inclusão social os candidatos que tenham estudado em escola particular, mesmo com bolsa parcial ou integral, ou que já possuam curso superior.
Avaliação
Para o ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitantes ao Ensino Médio, a prova avaliará conhecimentos dos anos finais do Ensino Fundamental.
Em se tratando da seleção de candidatos para ingresso nos Cursos de Nível Superior de Bacharelado e Tecnologia, a avaliação será realizada mediante processo seletivo e mediante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Sesu/MEC.
A avaliação para seleção de candidatos para ingresso nos cursos de nível superior de Licenciatura será realizada mediante processo seletivo, análise de currículo e mediante o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) da Sesu/MEC.