Ação do Campus busca conscientização e engajamento contra a dengue – Campus Jacarezinho

Ação contra a Dengue

Ação do Campus busca conscientização e engajamento contra a dengue

Publicado em

Copiado!

O verão brasileiro é marcado pela grande quantidade de chuvas, pelas férias escolares e, infelizmente, na última década, pela epidemia de dengue. O município de Jacarezinho, bem como os circunvizinhos, também são atingidos pela doença e, pela primeira vez na história do Campus Jacarezinho, uma estudante recém-ingressante no Ensino Médio Integrado, Sofia Altvater Ramos, tornou-se vítima fatal. Em virtude dessa tragédia, um grupo de docentes juntamente com a direção do campus elaborou uma proposta de intervenção.

A “Ação Sofia Altvater Ramos contra a dengue” foi lançada oficialmente no dia 18 de fevereiro e ocorreu no dia 20 de fevereiro. O objetivo é construir uma agenda constante de atividades que conscientizem e engajem a comunidade do Campus Jacarezinho para chamar a atenção sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti para a prevenção e preservação de vidas. Nas palavras do Diretor Geral, Prof. Rodolfo Fiorucci,

“O combate à dengue depende essencialmente da educação da população para preservar o ambiente, do descarte correto do lixo e de evitar água parada. Embora o poder público também tenha obrigação de agir, o principais responsáveis pelo sucesso na eliminação da doença são os próprios cidadãos.”

A primeira edição da ação teve relatos de experiência de pessoas que foram infectadas, mutirão de limpeza do campus e várias oficinas: DenGames, CitroVela, plantio de citronela no campus, produção de repelentes caseiros, produção de vídeos, confecção de cartazes, elaboração de paródias, a influência da alimentação de pessoas com dengue. Além disso, a Forrest Innovations, empresa multinacional de biotecnologia avançada, organizou um estande para demonstrar todo ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti e apresentou suas ações no município de Jacarezinho para conter a doença, como a conscientização da população por meio de palestras e desenvolvimento de pesquisas para esterilizar mosquitos machos para evitar sua proliferação.

Topo