Ações da Coordenadoria e equipe do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (CNAPNE) do Campus Jacarezinho – Campus Jacarezinho

CNAPNE

No dia 22/05 a equipe da CNAPNE se reuniu com a coordenadora da CNAPNE do Campus Paranavaí, Elizete Forcadell, para uma reunião de troca de experiências.

No dia 24/05/2023 a equipe da CNAPNE do Campus Jacarezinho discutiu as ações relativas à educação inclusiva que ocorrerão até o final do ano e realizou a atualização do acompanhamento feito aos estudantes com necessidades educacionais específicas (NEE).

A CNAPNE tem a finalidade de promover e estimular a inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais específicas com os objetivos de: criar a cultura da educação para a convivência; reconhecer e valorizar as diferenças para minimizar as barreiras educacionais, arquitetônicas, comunicacionais, atitudinais e tecnológicas; viabilizar as condições para o acesso, permanência e êxito, em todos os níveis e modalidades de

ensino no âmbito do IFPR.

A CNAPNE do Campus Jacarezinho está sob a coordenação da pedagoga Taís Regina de Mello e é composta por uma equipe multidisciplinar (psicólogo, pedagoga, assistente social, professor de educação especial e outros), que analisa e avalia os estudantes encaminhados para a CNAPNE, e por uma equipe de base (Políticas Inclusivas, Formação Continuada, Comunicação e Colaboratividade e Tecnologia Assistiva), que auxilia na organização do trabalho dentro do campus.

Neste semestre a CNAPNE acompanha 34 estudantes matriculados nos cursos técnicos de nível médio e nos de graduação. Destes, 9 estudantes têm horário de atendimento educacional especializado com o professor de Educação Especial no campus.

O atendimento educacional especializado (AEE) tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos estudantes, considerando suas necessidades específicas.