Ações de divulgação do Processo Seletivo do Campus Jacarezinho – Campus Jacarezinho

Ações de Extensão

Ações de divulgação do Processo Seletivo do Campus Jacarezinho

Durante todo o período de inscrições do Processo Seletivo de 2023/2024 o Campus Jacarezinho promoveu diversas ações de divulgação na cidade e região.

Confira algumas ações realizadas:

Visitas ao IFPR Campus Jacarezinho

Colégio Estadual Luiz Setti

No dia 30/06 estiveram conhecendo o campus e o Laboratório Maker GaJac os estudantes do Colégio Estadual Luiz Setti, acompanhados da Professora Claudia Veiga. Os visitantes eram do contraturno de Robótica Primeiros Passos (estudantes do Ensino fundamental) e do contraturno de Robótica Profissional (estudantes do Ensino Médio).

Os estudantes bolsistas e voluntários, junto com os professores fizeram demonstrações dos projetos desenvolvidos no laboratório Maker.

Escola Jean Piaget

No dia 01 de agosto, ocorreu a recepção de 20 estudantes da Escola Jean Piaget no campus Jacarezinho. O grupo realizou um tour pelo campus e ouviram sobre o processo seletivo. Puderam visitar os laboratórios de Informática, o laboratório de Física, a sala de música, a horta e o ginásio de esportes.

Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite

No dia 03 de agosto, foi a vez de receber os estudantes do Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite.

O acolhimento ocorreu no bloco 1 e na sequência os estudantes fizeram um tour pelo campus, podendo conhecer os laboratórios de Informática, de Química, de Automação e Controle e de Eletrônica. Os visitantes tiveram também um momento de fala dos coordenadores de cursos.

Escola Imaculada Conceição

No dia 08 de agosto, cerca de 150 estudantes da Escola Imaculada Conceição participaram da visita e tour pelo campus para conhecer sobre os cursos, os laboratórios, tiveram experiências de análise sensorial e ainda puderam vivenciar um dia de Balaio Cultural.

Ações externas

Oficinas do NP Maker em Ibaiti, Bandeirantes, Jacarezinho e Wenceslau Braz

Os professores e estudantes envolvidos com o laboratório Maker GaJac em parceria com o Sebrae e SRI promoveram oficinas Maker para os professores dos Núcleos Regionais de Educação de Ibaiti, de Bandeirantes, de Jacarezinho, de Cornélio Procópio e de Wenceslau Braz entre os dias 24 de junho e 01 de julho. Nas ocasiões das oficinas, os professores e estudantes divulgaram nossos cursos e falaram sobre o Processo Seletivo.

Evento do Dia da Vigilância Sanitária na Praça Rui Barbosa

O Campus Jacarezinho foi convidado a participar do evento da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Jacarezinho que ocorreu no dia 04 de agosto em comemoração do Dia Nacional da Vigilância Sanitária. O evento foi realizado na Praça Rui Barbosa e no stand do campus foram expostos os trabalhos realizados pela comunidade acadêmica, teve exposição de jogos didáticos, jogos utilizados no Atendimento Educacional Especializado (AEE), como tangran e outros, exposição de robôs, impressoras 3D e apresentação dos cursos.

Palestra sobre os cursos superiores do campus na ETEC Ourinhos

No dia 04 de agosto, os coordenadores dos cursos de graduação foram convidados a fazer uma palestra sobre os cursos do Campus Jacarezinho para os estudantes dos terceiros anos da Escola Técnica de Ourinhos. A ação atingiu por volta de 120 estudantes, público-alvo dos cursos de graduação do nosso campus.

Feira de Profissões ETEC Ourinhos

Em continuidade com a parceria com a ETEC, o campus Jacarezinho foi convidado a participar da I Feira de Profissões da ETEC de Ourinhos, que ocorreu no dia 09 de agosto no período da manhã. Durante a feira, os coordenadores dos cursos noturnos expuseram e explicaram alguns trabalhos desenvolvidos no campus, contando inclusive com a participação de um estudante bolsista, João Vitor Romani. Na ocasião, os servidores também divulgaram o Processo Seletivo e tiveram a oportunidade de falar do IFPR, dos cursos do campus, dos projetos desenvolvidos, da política de bolsas para todos os estudantes de ensino médio técnico da ETEC.

Participação do GaJac na Semana de estudos em Bandeirantes

O Laboratório Maker GaJac foi convidado para participar da Semana de Estudos do CEEP – Bandeirantes. O evento ocorreu no dia 09 de agosto e durante o evento, os servidores e os estudantes do campus que participaram falaram dos cursos e do processo seletivo do IFPR.

Divulgação nas rádios e veículos de comunicação da região

A Comissão de Comunicação e servidores com contatos em veículos de comunicação fizeram as solicitações de divulgação em rádios como na Vale do Sol FM de Santo Antônio da Platina e jornais locais como Portal JNN e Portal da Cidade Jacarezinho.

Divulgação nas escolas da cidade e região

Além das ações de divulgação citadas, vários servidores intensificaram a divulgação em escolas e colégios em Ourinhos, tais como: E.E. Horácio Soares, ETEC Jacinto Ferreira de Sá, P.E.I Dalton Morato Vilas Boas e P.E.I Justina de Oliveira Gonçalves. Na cidade de Santo Antônio da Platina a divulgação ocorreu na Escola Santa Terezinha para três turmas do período da manhã, alcançando em torno de 90 estudantes. E em Jacarezinho a Escola Estadual Imaculada Conceição foi visitada por estudantes e professores em três turmas no período da manhã e duas no período da tarde.

Agradecimento

O IFPR Campus Jacarezinho agradece as parcerias que têm se formado durante todos esses anos na cidade e na região. Destacando a parceria com a Prefeitura Municipal de Jacarezinho e com as escolas estaduais, municipais e escolas técnicas de Jacarezinho e região.

Agradecemos também o empenho de todos os servidores que se dispuseram a colaborar nas ações de divulgação.