Aula Magna do IFPR de Jacarezinho aborda a formação cidadã – Campus Jacarezinho

Aula Magna do IFPR de Jacarezinho aborda a formação cidadã

A soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana e o pluralismo político foram o temas centrais da Aula Magna ministrada nesta segunda-feira pelo ex-reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), professor Alipio Leal, Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. A solenidade marca o início das atividades letivas em Jacarezinho e nos 14 campi do IFPR. A aula foi ministrada no Cine Teatro Iguaçu através do estúdio de Educação à Distância, em Curitiba, e transmitida ao vivo, via satélite, para todas as unidades. e contou com a presença de servidores e da comunidade .

Alipio Leal afirmou ser uma honra poder voltar ao Instituto para dar início ao ano letivo. “Ainda faço parte do IF; antes de ser reitor ou secretário sou professor do Instituto Federal do Paraná”. Para o Secretário, a importância de ser professor reside no fato de que não há desenvolvimento algum sem que antes o Estado invista fortemente em Educação. “Temos como exemplo a Coréia do Sul, que investiu mais de 10% do PIB em Educação e por isso apresenta um alto índice de desenvolvimento”, apontou.A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, destacou a importância da valorização do curso pelo aluno que começa a frequentar o IFPR.“Valorizem esta oportunidade de estudar no IF, pois vocês fazem parte de uma elite, não de ricos, mas de jovens de diversas classes sociais que formarão a elite de profissionais que o mercado de trabalho tanto necessita”, destacou Tina Toneti.O diretor do IFPR de Jacarezinho Gustavo Villani Serra falou da história do IFPR e do compromisso com a educação que a instituição tem através de seus alunos.Nos assentos do Cine Teatro Iguaçu os novos alunos do ensino médio integrado e subseqüente e seus familiares e amigos assistiam atentamente a aula inaugural.Alguns alunos e alunas veteranos do IF de Jacarezinho também compareceram para a aula magna. De Curitiba, o reitor em exercício do IFPR, professor Carlos Alberto de Ávila, deu boas-vindas a todos nominando cada um dos campi, diretores e prefeitos de cada cidade. O reitor saudou os técnicos administrativos, os docentes, alunos, pais, enfim, a toda comunidade do Instituto, garantindo qualidade no ensino ofertado. “A qualidade do ensino se processa em uma via de mão dupla; os professores precisam se dedicar, mas os alunos igualmente precisam mostrar dedicação. Todos serão cobrados, testados e terão o direito de fazer o mesmo”, garante.