Notícias

Aulas da EAD/IFPR serão retomadas em 14 de julho

Publicado em

As aulas da maioria dos cursos à distância do Instituto Federal do Paraná (IFPR), que tinham início previsto para esta segunda-feira (24/02), serão retomadas em 14 de julho de 2014. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), pelo reitor do Instituto, professor Irineu Mário Colombo. Assista ao pronunciamento.

O reitor do IFPR explica que o novo adiamento do início das atividades letivas dos cursos à distância tem relação com o período de intervenção, por parte do Ministério da Educação, sob o qual a Reitoria do IFPR esteve submetida do início de agosto de 2013 ao final de janeiro de 2014. A intervenção durou 176 dias.

“Neste período, deveriam ter sido encaminhados procedimentos necessários para o pleno funcionamento do EAD, mas, lamentavelmente, isso não ocorreu”, disse. “Para que não continuemos com procedimentos que não sejam regulares e também para atender à legislação, é necessário o adiamento temporário das atividades letivas”, afirma.

No pronunciamento, o reitor salientou que alguns cursos podem ser retomados antes de 14 de julho. É o caso dos cursos que estão em situação de finalização, como, por exemplo, os cursos técnicos de Pesca (Proeja); Aquicultura (Proeja); Secretariado e Eventos.

O calendário com o novo planejamento de datas para todos os cursos deve ser divulgado em breve.

Transparência
Segundo o reitor, será disponibilizado um link em que todos, inclusive os órgãos de controle, poderão acompanhar as ações de contratação dos serviços necessários para a retomada das aulas no dia 14 de julho. “As atividades letivas serão retomadas com a máxima qualidade e o respeito no atendimento que merecem todos os nossos estudantes”, destacou o reitor.

Próximos passos
Para que as aulas da EAD/IFPR sejam retomadas com a qualidade necessária, as seguintes ações ainda precisam ser finalizadas:

1) Deflagração do processo licitatório para a contratação do serviço de satélite, tendo em vista que o contrato atual tem validade até abril de 2014;
2) Processo de contratação de pessoal técnico para a operacionalização dos estúdios – houve a indicação de contratação via bolsas, porém tanto a Auditoria Interna como a CGU não recomendaram essa modalidade de contratação;
3) Contratação de serviço de impressão de material didático;
4) Contratação do serviço de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para o desenvolvimento das atividades didáticas;
5) Contratação do serviço de logística para a distribuição do material didático;
6) Contratação de empresa de Design Instrucional.

O tempo necessário para que essas atividades sejam concluídas é de, aproximadamente, 180 dias.

Estudantes dos cursos à distância que queiram entrar em contato com o IFPR podem usar o canal disponibilizado pela Ouvidoria do Instituto: ouvidoria@ifpr.edu.br.

Leia, a seguir, a nota de esclarecimento publicada pela Direção Geral da EAD/IFPR nesta sexta-feira (21).

Nota de esclarecimento da Direção Geral EaD

Prezados e prezadas estudantes, parceiros e a quem possa interessar,

No final do ano passado o Reitor Pro-Tempore, em exercício aqui no IFPR, divulgou um calendário de reinicio das atividades dos cursos da EaD para o próximo dia 24.02, entretanto, não deu as devidas providências para que efetivamente as aulas pudessem retornar na data programada, ou seja, pelos menos quatro processos de licitações eram para estar devidamente concluindo nesta data: a contração da empresa para operacionalizar os estúdios, a contratação da gráfica para impressão do material didático para os alunos, o canal de satélite e o serviço de disponibilização da plataforma do ambiente virtual de aprendizagem – AVA. Sem esses itens torna-se impossível iniciar as aulas.

Reconhecemos o esforço dos ex-Diretores Gerais da EaD, o Prof. Marcelo Pedra e a Profa. Elaine Arns. Entendemos que no período da interinidade do Reitor Pro-tempore não foi dada a devida atenção e prioridade à Educação a Distância. Sem o apoio da reitoria nada de fato poderia acontecer.
Após constatar a impossibilidade de recomeçar as atividades sem os serviços supra mencionados, o Reitor do IFPR, Prof. Colombo determinou a Pro-Reitoria de Administração e a Pro-Reitoria de Planejamento total prioridade na contratação dos serviços imprescindíveis a retomada das atividades da EaD e que os problemas estejam devidamente sanados para reiniciar as atividade com total tranquilidade no dia 14 de julho.
Contudo, professores, técnicos e bolsistas da EaD estão, neste momento, fazendo uma força tarefa para viabilizar o retorno de alguns cursos, mesmo antes do dia 14 de julho, conforme:

1. Os cursos listados abaixo que estão em fase de conclusão, terão seus Planos de Cursos ajustados para um procedimento pedagógico diferenciado e após deliberação e autorização do colegiado competente do IFPR, serão retomadas as atividades (antes do dia 14 de julho). Oportunamente daremos ampla divulgação do seu retorno aos alunos e demais interessados.

Cursos Técnico em Administração;
Cursos Técnico em Logística;
Cursos Técnico em Meio Ambiente;
Cursos Técnico em Segurança do Trabalho;
Cursos Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos; e
Cursos Técnico em Serviços Públicos,

2. Os cursos do PROFUNCIONARIO também terão seus projetos pedagógicos ajustados e assim, após autorização do colegiado, voltarão as atividades antes mesmo da data prevista (14 de julho).

3. Os cursos abaixo listados terão efetivamente seu reinício em 14 de julho:
Técnicos em Transação Imobiliária;
Técnico em Hospedagem; e
Técnico em Agente Comunitário de Saúde,

4. Os cursos de especializações Lato Sensu, em andamento, também terão seu reinicio antes do dia 14.07, logo após o processo seletivo dos profissionais que atuarão nos cursos. Oportunamente divulgaremos a data precisa do seu início.

Lamentamos profundamente o transtorno, mas, a bem de um serviço público de qualidade não nos resta outra saída diferente das medidas adotadas.

Por fim, nos próximos dias a Pró-Reitoria de Planejamento divulgará um link no portal do IFPR para que qualquer cidadão possa acompanhar diariamente, o andamento dos processos licitatórios dos serviços indispensáveis ao reinício das atividades da EaD.

FERNANDO ROBERTO AMORIM DE SOUZA
Diretor de Educação a Distância
Instituto Federal do Paraná