Atividades de robótica no Câmpus do IFPR de Jacarezinho – Campus Jacarezinho

Atividades de robótica no Câmpus do IFPR de Jacarezinho

Estudantes do IFPR de Jacarezinho que participaram do simulado aplicado no último dia 10 no câmpus, e que tiveram escore acima da média, foram convidados a participar da  I Oficina de Robótica, ministrada pelo Prof. André Moscato na última quinta-feira, 12. Entre os três cursos integrados participantes, a maior parte dos contemplados foi do curso técnico em Informática, por sua adesão e seu desempenho na prova.

Esta atividade marcou o primeiro contato dos estudantes com os kits Lego Mindstorms NXT que permitem  implementações elementares no próprio equipamento, e mais elaboradas via software, com ajustes finos nos sensores e nos movimentos dos servos-motores do equipamento. Atividades como esta promovem a experiência didática tanto de manipulação física das peças para montagem dos robôs, quanto de manipulação lógica dos programas para execução dos comandos autônomos daquele robô construído. Para os próximos anos letivos os kits Lego Mindstorms NXT deverão ser utilizados como recurso didático para aulas e projetos a serem implementados no ano de 2014, quando da instalação do Laboratório de Robótica do campus.