Campus Jacarezinho apresenta à Câmara Municipal os impactos do contingenciamento em seu orçamento – Campus Jacarezinho

Contingenciamento

Fala do Diretor durante a sessão na Câmara de Vereadores de Jacarezinho

O Diretor Geral do Campus Jacarezinho, Rodolfo Fiorucci, esteve na noite dessa segunda-feira, 26 de maio, na Câmara Municipal de Jacarezinho, para apresentar aos vereadores da cidade e à sociedade os impactos do contingenciamento no orçamento do campus. Além do Diretor Geral, também estiveram presentes docentes e membros do Diretório Acadêmico Central dos Estudantes.

Rodolfo apresentou aos vereadores as conquistas recentes do Campus Jacarezinho e a importância do campus no cenário educacional nacional. Explicou que a escola é referência em inovação curricular e educação inovadora, bem como referência em pesquisa e extensão na região do Norte Pioneiro. Depois, mostrou como o contingenciamento pode colocar em risco o funcionamento do campus, com a supressão de atividades fundamentais de ensino e de pesquisa, e, até mesmo, de manutenção básica da estrutura predial.

De acordo com Rodolfo, a previsão orçamentária de 2019 já era apertada, pois já era menor que a de 2013, sem os devidos reajustes inflacionários de todo o período. Com o contingenciamento, a previsão orçamentária de 2019 tornou-se a menor desde o início dos trabalhos em 2010, o que inviabiliza o funcionamento do campus e de qualquer órgão, público ou privado.

“É importante frisar que esse contingenciamento é realizado sobre o orçamento destinado à manutenção de todas as atividades do campus, por isso o impacto é grande. O salário dos professores e dos técnicos, dos concursados, não é considerado nesse cálculo. É outra fonte orçamentária, que não está sob a gestão da instituição. Isso faz o contingenciamento ser de até 37% no custeio, no orçamento destinado ao pagamento de água, energia, por exemplo”, explica o Diretor Geral.

Para Fiorucci, isso significa a inviabilização de aquisição de material de consumo, expediente, laboratório, limpeza, equipamentos, além da inviabilização de manutenção dos elevadores destinados à locomoção das pessoas com deficiência, o cancelamento de compra de livros para ampliação do acervo bibliográfico, desinsetização, roçagem, entre outros impactos tão graves quanto estes.